Revista da Papelaria

Início » Notícias / Varejo » Giro pela Retail Trends Pós NRF 2018

21/02/2018

   

Giro pela Retail Trends Pós NRF 2018

Resumo dos destaques da NRF Retail´s Big Show, maior evento de varejo do mundo

A Retail Trends Pós NRF 2018 – que ocorreu no dia 6 de fevereiro, das 9h às 17h, no Teatro Oi Casa Grande – apresentou todas as novidades que saíram na NRF Retail´s Big Show, maior evento de varejo do mundo. Essa iniciativa do GRUPOGS& surgiu com o objetivo de levar os destaques do evento internacional NRF Retail´s Big Show para diversidades cidades do país, a começar pelo Rio de Janeiro, através da caravana técnica de empresários brasileiros levados pelo grupo para participar do evento em Nova Iorque. Dentre os diferentes conteúdos analisados e disseminados neste grande encontro com os varejistas brasileiros, os destaques foram na área de tecnologia. Em um giro, selecionamos os assuntos mais relevantes para os empresários do ramo de papelaria e preparamos um resumão das palestras que você pode conferir logo abaixo:


Multipolarização


Nessa palestra, o Eduardo Yamashita, diretor do Grupo GS&, e o Luiz Alberto Marinho, sócio diretor do GS&Malls, falaram sobre o apocalipse do varejo. Não, você não precisa se preocupar, pois eles foram bem claros que o varejo não está passando pelo fim do mundo, ele está passando apenas por uma evolução. Dentre os conselhos presentes na palestra, o que achamos mais importante destacar foi que os empresários precisam repensar seu modelo de negócios para não ficarem para trás. Segundo os palestrantes, se você trabalha no varejo e está entediado, você não está entendendo nada. Será hora de repensar o seu negócio?


Eles também explicaram a diferença entre valor e diferenciação. Itens importantíssimos para um negócio dar certo, o valor está em oferecer mais por menos, já a diferenciação caracteriza-se pelas lojas acolhedoras, que oferecem bom atendimento e boas experiências. Sobre bom preço, eles utilizaram dados que mostram que nem sempre as liquidações são o melhor chamariz. Segundo dados apresentados por eles, 52% dos consumidores recebem promoções para produtos ou serviços que eles estariam satisfeitos em pagar o preço cheio e 47% dos consumidores recebem promoções que não usam.


Cenário Econômico


Zeina Latif, economista chefe da XP Investimentos, foi bem taxativa quanto à produtividade do país e deu motivo para os empresários respirarem mais aliviados sobre a confiança dos consumidores. Segundo a palestrante, já há sinais de recuperação da confiança e isso foi essencial para estancar as demissões antes do esperado. O medo do desemprego foi grande na mais grave crise fiscal da história, mas esse não foi o único problema, pois com a produtividade estagnada, o potencial de crescimento pode estar muito abaixo de 2%. Segundo dados apresentados por Zeina, com o fim do bônus demográfico, aumenta a urgência de elevar a produtividade.


A economista também deixou claro que parte dos problemas na gestão privada advém do setor público. Burocracia, qualidade dos serviços públicos, insegurança jurídica, entre outros contratempos são responsáveis pelos sérios problemas que os empresários enfrentam. Para concluir a palestra, Zeina disse que este ano pode surpreender na capacidade de recuperação da economia. Ela finalizou dizendo que 2018 apresentará volatilidade, mas que será menor do que houve no ano anterior.


Services Retail


Marcos Gouvêa de Souza, diretor geral do Grupo GS&, palestrou sobre a nova era do varejo, um novo momento que está emergindo com a evolução e incorporação de serviços no varejo. Segundo ele, essa era traz a convergência de três drivers que cria uma nova realidade: technoera, a nova realidade envolvendo a sociedade e o digital; o crescente dispêndio, com serviços pelos omniconsumidores das economias mais maduras; fornecer por rentabilidade, a necessidade de diferenciar-se para valorizar, gerando rentabilidade.


A ideia central dessa apresentação deu-se na criação de uma alternativa para a comoditização do mais por menos; buscar soluções integrando serviços pagos e produtos. É fazer com que a sua empresa ofereça além de prateleiras, por exemplo, mas a instalação delas também. É ser uma solução completa com marca, conveniência, integração e garantia dos varejistas.


Omnistory


Pedro Padis, diretor GS&COMM, falou sobre a transformação do varejo com a integração da inteligência artificial nas lojas. Para dar início, ele explicou o conceito de omnistory, que é mais do que um ponto de venda ou uma loja de e-commerce, é um laboratório para aplicação de conceitos e soluções inovadoras para o varejo. Esse conceito possui três jornadas de compras com diferentes experiências para os consumidores: canais digitais, loja de atendimento assistido e loja sem interação com o consultor.


Essa experiência de compra tem várias fases e merece que os varejistas antenados busquem se aprofundar no tema. Sobre os principais aprendizados, Pedro colocou em sua apresentação que o resultado e a aceitação têm sido muito positivos, há agilidade, eficiência e ganho de tempo e que a experiência do consumidor tem sido enriquecedora, tanto no contato com os produtos, quanto na interação com a loja.


Realidade Virtual


Ricardo Ramos, GS&XtremeVR, palestrou sobre como a realidade virtual transforma a experiência de compra e inova canais de vendas e relacionamento. Ele comentou sobre a relação da tecnologia e do tempo, como ela muda o mundo e a forma das pessoas interagirem. Nesse sentido, a ideia central da palestra girou em torno de uma experiência imersiva. Ricardo explicou como a realidade virtual pode contribuir para uma evolução do e-commerce.


O palestrante falou que as pessoas não possuem uma realidade específica, têm apenas uma percepção dela, o que a torna individual. Ele explicou que o cérebro não vê a realidade, ele a percebe através de impulsos elétricos. Logo, se for criado, em um ambiente eletrovirtual, um ambiente imersivo e colocar um usuário nesse espaço, ele passa a ter reações reais da percepção de realidade projetada, e isso pode ser aplicado na experiência de compra dos consumidores.


 


Serviço:
O quê? Retail Trends Pós NRF 2018
Quando?
Datas e locais no site do GRUPOGS&
Mais infos e datas em outros estados:
http://www.grupogouveadesouza.com.br/

 

< Anterior | Próxima >