Revista da Papelaria

Início » Notícias / Artigo » O uso da internet no pequeno e médio varejo

13/06/2018

   

O uso da internet no pequeno e médio varejo

 


 

Esta é minha primeira coluna na Revista da Papelaria. Irei abordar assuntos relacionados à internet para o varejo, começando com as redes e mídias sociais. Tentarei explicar as vantagens de uma empresa entrar nesse gigantesco mundo que só aumenta, exemplificando seu grande lado positivo e seu pequeno lado negativo, de forma simples e prática, para que todos possam compartilhar das mesmas oportunidades.


A internet é um local por onde vários empresários não querem se aventurar, por desconhecimento ou falta de tempo, mas seria importante pensar duas vezes antes de rejeitar esse mercado, principalmente porque seu concorrente já está lá. Existem diversas redes sociais no mercado: Facebook, Instagram, Pinterest, Snapchat, Tumblr, Foursquare, G+, YouTube, Twitter, entre outras. Calma! Não precisa se desesperar com tanta informação. Falaremos de cada uma, explicando e indicando as mais eficientes, ou seja, as que geram mais retorno para sua loja.


Uma coisa é certa: esse retorno não é imediato, mas o trabalho é! É um trabalho diário e insistente, pois, a partir do momento em que você abre um novo canal de contato com os clientes, eles querem uma resposta. Então, todos os dias você terá que checar se alguém perguntou alguma coisa por mensagem e responder educadamente com a solução de maneira objetiva. Para sua página estar sempre visível aos seguidores, ela deve ter postagens interessantes três vezes por semana.


Depois de familiarizados com o mundo das redes sociais, entraremos na viabilidade de criar um site ou uma loja virtual. A diferença principal é que o site é institucional, ou seja, você cria para as pessoas poderem ver a estrutura da sua empresa, os produtos com que trabalha, seus parceiros de negócio, como é o caso do site da Coca-Cola, onde tem vídeos, eventos e propagandas dos produtos. Já a loja virtual é para vender seus produtos pela internet, e é bem mais complicada, requer muito mais dedicação e valor investido. Você precisará de uma plataforma de e-commerce, um sistema de gestão on-line, integração com uma empresa de distribuição e um estoque para atender a essa loja. Mas veremos isso mais para frente.


Na próxima coluna, falaremos especificamente sobre o Facebook. Vamos explorar bem essa rede social que, na minha opinião, é a porta de entrada para o mundo digital.


Romulo Pais é bacharel em ciências econômicas e pós-graduado em marketing, tem mais de 20 anos no comércio varejista e é diretor comercial da Papelaria Ipanema Papéis.

 

< Anterior | Próxima >