Revista da Papelaria

Início » Notícias / Negócios » Talento multisetorial

14/06/2018

   

Talento multisetorial

Dona do grupo de empresas de diferentes setores, Mônica Braga serve de inspiração e dá receita para tantas conquistas

Há 10 anos no mercado de papelaria, Mônica Cristina Braga, proprietária da Papelaria Braga, em São Bento do Una (PE), é fonte de inspiração para quem busca se destacar nos negócios ou até mesmo abrir o próprio. A empresária declarou, em entrevista à Revista da Papelaria, que o sonho de ter sua própria papelaria nasceu de sua sensibilidade para identificar oportunidades. “Antes de termos a papelaria, já tínhamos lojas de calçado, de artigos infantojuvenis, de bijuteria e artigos de festas. Dentro da Magazine (sua loja de departamentos), tínhamos uma parte de artigos de papelaria e, por conta da grande procura, vimos a necessidade de adquirir um espaço maior. Foi daí que surgiu a ideia de abrir uma filial, a Papelaria Braga”, explica a empresária, que entrou no ramo por gostar dos mix de produtos e por ver possibilidade de crescimento.


Obter sucesso em tantas lojas de estoques diversificados não é fácil, e Mônica sabe disso. Segundo a empresária, seu maior desafio é enfrentar as taxas tributárias. “Eu acho que o que está pesando mais são os impostos, as taxas são exorbitantes, fora do normal. Apesar disso, o Brasil tem recebido muita variedade de produtos importados e artigos bons, o setor tem crescido bastante e temos acompanhado ele”, ressalta confiante


A diversidade dos segmentos de varejo em que atua Mônica Cristina é um desafio, mas também um ponto de equilíbrio. “Se dedicar a tantas lojas requer muito trabalho, mas é muito prazeroso. Todos os setores têm seus altos e baixos e cada segmento tem datas com vendas mais aquecidas. Em dezembro, por exemplo, temos um fluxo forte de vendas na loja de calçados na Magazine, diferentemente da papelaria, que tem menos procura. Já nos meses de janeiro e fevereiro, enquanto todas as outras lojas ficam mais em baixa, a papelaria vende bastante. Dessa forma, conseguimos manter um grupo de empresas firme e com um crescimento constante”, compartilha.


Visão de negócio é outro item indispensável quando se quer começar em qualquer ramo. Ter variedade de produtos, atendimento rápido, bons preços... Tudo faz diferença na hora de o cliente escolher a sua loja e, mais ainda, na decisão de voltar a comprar nela, portanto, estar atento às necessidades e desejos dos consumidores é importantíssimo. Com isso em mente, a Papelaria Braga não abre mão de inovar e oferecer o que há de melhor ao mercado em que atua, o que segundo Mônica Cristina significa: “trazer novidades para a loja, negociar com nossos fornecedores para conseguirmos repassar os produtos com descontos e realizar promoções, além de ter um bom atendimento”


“Em questão de mix de produtos, contamos com uma boa variedade, dentro da papelaria agregamos outros produtos, como brinquedos, informática, artigo para artesanato etc.”, explica a empresária. Ela também não abre mão de investir na contratação de pessoal extra sempre que necessário, para não perder a qualidade no atendimento. “Hoje temos cerca de oito pessoas trabalhando na equipe, mas, nas datas de mais procura, trabalhamos com 16 pessoas”, relata.


Generosa, Mônica compartilha algumas dicas para os empresários do setor. “Focar nas datas comemorativas dá uma alavancada no comércio. Outra coisa importante é deixar o seu espaço físico atrativo, porque isso ajuda a dar giro na loja, pois tem produto que não se destaca num determinado espaço, mas consegue ter mais visibilidade em outro”, ensina a empresária, que tem planos de ampliar sua loja e até mesmo levá-la a outras cidades ou, quem sabe, estados.

 

< Anterior | Próxima >