Revista da Papelaria

Início » Notícias / Tecnologia » Mina de ouro no Vale do Silício

13/11/2014

   

Mina de ouro no Vale do Silício

Site Product Hunt é fonte de novas tendências para o empreendedorismo tecnológico

Os grandes produtos que saem do Vale do Silício, na Califórnia, não surgem do nada. Atualmente, a principal origem deles é o Product Hunt (www.producthunt.com). O site, que reúne ideias embrionárias de jovens empreendedores, já recebeu US$ 6,1 milhões (aproximadamente R$ 15 milhões) em investimentos desde o lançamento e cresce a uma média de 50% por mês.


“Hoje em dia, mais e mais pessoas estão desenvolvendo produtos. Eles podem até não ser startups tradicionais, mas seguem fazendo coisas úteis e interessantes, que as pessoas querem e precisam descobrir”, comenta Ryan Hoover, fundador do site, ao TheVerge.com.


O Product Hunt é minimalista. O criador de uma ideia a descreve em uma linha e, a partir de então, ela é comentada por grupo seleto de jornalistas, especialistas e investidores. Os demais usuários podem votar nos favoritos. Assim, o total de votos chama a atenção dos formadores de opinião, que incrementam o pensamento inicial com pontos de vista, gerando mais “curtidas”, em um ciclo virtuoso.


O toque final na estrutura do site é a possibilidade de os usuários seguirem os perfis uns dos outros. Com essa mecânica de interação simples, o Product Hunt se tornou, em pouco tempo, o lugar onde encontrar ideias que só precisam de um empurrão para explodir no mercado. E isso abriu os olhos do Vale, onde estão as sedes de Apple, Microsoft, Yahoo e Google.


De acordo com Hoover, os recursos adquiridos — que vieram de investidores como Alexis Ohanian, criador do fórum de imagens Reddit, um dos mais acessados da web — serão utilizados no desenvolvimento de aplicativo para Android, na contratação de novos funcionários e na expansão dos serviços do PH para além do mundo da tecnologia.

 

< Anterior | Próxima >