Revista da Papelaria

Início » Notícias / Varejo » Sucesso está na atenção aos detalhes

16/04/2015

   

Sucesso está na atenção aos detalhes

Mil Dicas Papelaria é exemplo de como um olhar atento pode mudar trajetórias e criar novas chances

A Mil Dicas Papelaria é um exemplo de como aproveitar oportunidades. José Armando Esteves estudava a aquisição de um empreendimento quando a movimentação em uma papelaria vizinha ao local onde negociava lhe chamou a atenção.


“A Mil Dicas foi criada pelos meus pais em 1981. A ideia inicial não era empreender no ramo de papelaria. Eles foram conhecer uma sapataria e observaram que a papelaria (que era na frente) estava sempre cheia. Coincidentemente, a papelaria estava à venda e, assim, eles optaram pela compra do negócio”, conta José Armando Esteves Filho.


A partir de então, a Mil Dicas se tornou referência na zona sul do Rio de Janeiro. Baseada no tradicional bairro de Laranjeiras, o negócio fica em uma das regiões com maior oferta de colégios na capital fluminense. No entanto, o ca minho percorrido no início da jornada teve percalços, que exigiram superação dos administradores.


“As principais dificuldades foram os altos custos do início do negócio e a falta de conhecimento do ramo em questão. Mas, com o tempo, a experiência adquirida e muito empenho, as coisas foram se solucionando”, relembra Armando Filho.


Segundo ele, o cenário atual é muito diferente do início dos anos 1980. Se há 30 anos, cartolina, papel-cartão e acetato eram os produtos necessários para os jovens fazerem os trabalhos de colégio, atualmente, os produtos mais procurados são os tecnológicos: pen drives, headphones e cartucho de impressora.


“Não posso julgar o cenário como melhor ou pior hoje. As papelarias foram redefinidas, pois o mercado e a tecnologia estão muito diferentes. E sempre será assim: vamos ter que nós reinventar porque o mercado muda a cada dia”, analisa o empresário.


Mesmo com a capacidade de adaptação aos novos tempos, Armando admite que o último volta às aulas trouxe dificuldades. A crise econômica que o Brasil atravessa, com alta na inflação e queda nos índices de consumo, afetou a empresa carioca. Entretanto, a situação não foi aceita passivamente.


“Nossos principais trunfos são – além da experiência de 34 anos no mercado – bom atendimento, facilidades de entrega e pagamento, valor agregado e produtos de qualidade”, afirma ele que, por fim, traduz a proposta da Mil Dicas em uma frase. “Temos tudo o que você precisar em um só lugar”.


Direto da Revenda


Nome da empresa: Mil Dicas Papelaria


Localização: Rio de Janeiro/RJ


Fundação: 1981


Funcionários: 10


Região que abrange: zonas sul, norte, oeste e Centro do Rio de Janeiro (loja física) e Brasil (loja virtual)


Área: 100 m²


Produtos e serviços oferecidos: material de papelaria, informática, escritório, brinquedos, uniformes e livros escolares, presentes e serviços de plastificação, carimbo, cópias e encadernação


O que precisa ter na vitrine: uma novidade a cada semana


Principais fornecedores: Compactor, Faber-Castell, Pilot, Maped, Multilaser e Tilibra


Como chegar: Rua das Laranjeiras, n° 462 – loja 19 a 22


Para saber mais: Site oficial, Facebook e Instagram

 

< Anterior | Próxima >