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23/09/2016

   

A força da motivação

Equipe motivada é sinônimo de bons negócios e o líder tem muito a contribuir

Incentivar a equipe é uma maneira eficaz de reverter resultados positivos ao negócio. De acordo com o diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas) Mário Rodrigues, antes de tudo, é preciso entender quais são as formas de motivação: intrínseca, quando o próprio profissional vai atrás para atender aos anseios; e extrínseca, realizada por um líder, gestor ou outro profissional para contagiar os demais membros da equipe. “É importante reforçar que as pessoas são motivadas para satisfazer suas necessidades, seja de segurança, de realização, financeira ou, até mesmo, de pertencer a um grupo”, afirma o diretor, que aponta seis dicas para motivar os profissionais:


Torne os profissionais mais seguros: a insegurança desmotiva! Por isso, é preciso envolver a equipe para encarar os problemas de frente. A situação está difícil? Qual é a dificuldade? O que vamos fazer para superar? Crie um plano de ação com o envolvimento da equipe para encontrar a solução do problema;


Engaje: atrair o vendedor por uma causa é papel de um líder. Toda equipe precisa de alguém para mobilizá-la por algum motivo;


Esteja sempre por perto: o feedback com a equipe deve ser constante. Apresentar os resultados, mostrar as avaliações positivas, as falhas e apontar de que forma podem melhorar o rendimento são atitudes que motivam;


Estimule: por meio do reconhecimento, seja financeiro, com bonificações ou aplausos, a quem apresenta os melhores resultados, o líder leva a equipe a crescer e superar as dificuldades;


Motivação e felicidade: estar feliz não é sinônimo de estar motivado. Felicidade é uma sensação de bem-estar e contentamento. Equipe estimulada encontra motivos para agir e conquistar o estado de felicidade com o alcance da meta. Um exemplo para compreender essa diferença é uma equipe que, mesmo incomodada por ter que dividir a carteira de clientes, se motiva para vencer a concorrência interna e correr atrás dos melhores resultados;


Motivar para prospectar: há vendedores com muitas habilidades, mas sem motivação para fazer a prospecção, por medo da rejeição, timidez ou qualquer outra razão. Esses profissionais precisam se movimentar para perceber que a prospecção, assim como todas as atividades em vendas, gera resultados e é essencial para todas as outras atividades. E tudo o que gera resultados traz prazer!

 

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