Revista da Papelaria

Início » Notícias / Negócios » Papelaria do amanhã

23/09/2016

   

Papelaria do amanhã

Paperworld 2017 apresenta o escritório do futuro com as principais tendências do setor – e o que tende a diminuir

Prepare-se. Você está prestes a ver, de perto, como será o futuro no setor de papelaria. A oportunidade de enxergar o horizonte do segmento será lançada em 2017, durante a realização da Paperworld. “Olá, Amanhã” é o slogan da feira no próximo ano, que vai levar à tona “o escritório visionário”.


O foco estará sobre as tendências do ambiente de trabalho no futuro. “Há algum tempo, o papel, material de escritório e setor de artigos de papelaria sentem os efeitos da dinâmica econômica global e as alterações no local de trabalho. Na Paperworld, vamos ver que as empresas estão conseguindo, de forma brilhante, dar resposta a essas mudanças com novos produtos e soluções”, diz Michael Reichhold, diretor da feira mundial de papelaria.


A organizadora do evento, a alemã Messe Frankfurt – os alemães não brincam em serviço – encomendou estudo com o instituto Pragma para aconselhamento estratégico. Foram entrevistadas 772 pessoas, durante o período de novembro a dezembro de 2015, para avaliar o ambiente de escritório e equipamentos do local de trabalho hoje e em 2025. As informações extraídas deram a base principal para delinear os direcionamentos do setor nos próximos anos.


As avaliações mostraram novo equilíbrio entre os itens digitais e não digitais. Pastas suspensas e armários para arquivos terão importância reduzida em 2025, assim como pastas e arquivos, calendários, cadernos de endereços e envelopes tipo padrão. Alguns produtos de TI também serão menos importantes. No topo da lista estão PCs e impressoras, que serão substituídos por laptops e tablets.


Por outro lado, itens tradicionais vão manter a posição atual ou ganhar importância ao longo dos próximos dez anos, de acordo com o estudo. São eles: canetas esferográficas, marcadores de texto, post-its e – atenção! – materiais para organização de ambientes.


O estudo também sugere que os fabricantes do setor de artigos de papelaria e material de escritório devem se concentrar em materiais de apresentação, entre os quais flipcharts, quadros brancos e ecrãs de projeção, que terão maior valor em 2025. Esses produtos vão beneficiar as tendências futuras, que indicam que as formas de trabalho serão cada vez mais cooperativas em ambientes de reuniões informais.


Os dados revelam, ainda, que os trabalhadores de escritórios representados na pesquisa estão à procura de estruturas mais flexíveis no ambiente profissional e que, no futuro, preferem não estar vinculados a um único local fixo de trabalho na empresa. O escritório do futuro será mais estreitamente adaptado aos processos de trabalho e às necessidades de comunicação, que foram alterados como resultado da digitalização e globalização.


Paperworld é uma obrigação para aqueles que querem saber o que torna o trabalho no escritório mais eficiente, mais saudável e mais móvel. Somente aqui os varejistas e compradores comerciais de grandes escritórios e departamentos administrativos podem experimentar ao vivo e a cores tanta variedade e concentração de inovações técnicas, que não podem estar combinados em qualquer outro lugar do mundo”, completa Reichhold.


Não só segmentos inteiros de produto formarão o escritório do amanhã. Mobiliário, equipamentos, novos produtos e serviços serão evidenciados no evento. Para completar, simultaneamente à Paperworld, as feiras Creativeworld, Christmasworld e Floradecora são realizadas. O intuito é enriquecer a gama de opções dos visitantes, de olho na rentabilidade e nas boas perspectivas para o negócio.


A papelaria do amanhã abre portas de 28 a 31 de janeiro de 2017. Os organizadores do evento adiantaram que, até o final de 2018, estará pronto o novo espaço de exposições, o pavilhão 12. Junto com os 11 já existentes, vai oferecer melhores condições para as necessidades e exigências do setor de papelaria, materiais de escritórios e demais itens.

 

< Anterior | Próxima >