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18/11/2016

   

Futuro próximo

Evento voltado ao setor varejista cria a loja futurística para mostrar aos donos de negócio o que está por vir

Experiência completa do varejo do futuro foi vivenciada pelos visitantes do Latam Retail Show, evento voltado a profissionais do varejo latino-americano, realizado em São Paulo/SP. O estande, intitulado Omniera, foi criado pela segunda vez e, na edição deste ano, integrou os cinco pilares da loja do futuro: design de loja; pessoas; tecnologias e experiências; Business Intelligence e indicadores de performance; e ativação digital do PDV.


Em destaque no Omniera, as experiências tecnológicas que vão modificar por completo a maneira como o varejo é conhecido hoje. Confira algumas opções!


Click & Collect É uma experiência multicanal, que começa no digital e acaba no físico. O cliente escolhe os produtos e faz a compra antes mesmo de chegar à loja. Ele escolhe a loja para a retirada inserindo um CEP para escolha de local mais próximo e agenda horário.


Totem interativo – Totens de autoatendimento são usados de várias formas no varejo, desde catálogo de produtos até informações para serviços da loja e relacionamento. Na loja do futuro, o consumidor poderá se cadastrar no programa de fidelidade, inserindo dados básicos e preferências de consumo.


Sensor de presença É uma experiência de boas-vindas em que o consumidor, com o aplicativo da loja já instalado, é identificado ao entrar no local. Os vendedores recebem notificação no celular com as informações do cliente e sugestões de produtos para apresentar. Dessa forma, a equipe de vendas sabe antecipadamente o perfil do consumidor e a melhor forma de atendê-lo.


Mesa interativa É um monitor sensível ao toque que interage com o cliente. Nele, é possível reproduzir filmes, comerciais, elaborar algum tipo de jogo ou aplicativo de entretenimento, atuar como central de informação, entre outros. O objetivo da experiência é fazer o consumidor interagir com a loja de forma inovadora e com acesso a um conjunto rico de informações.


Gestão de preço O gestor, atualmente, precisa de mobilidade e agilidade para a tomada de decisão, acompanhar o fluxo de loja e resolver problemas com estoque, preço e margem de faturamento. Nessa experiência, a comparação entre os preços da loja, on-line e física, e da concorrência estão em um dispositivo que analisa as informações de faturamento, venda e também o top ranking de produtos (mais e menos vendidos). Com base nesses indicadores, ele tem visão clara de quando os preços estão mais caros que a concorrência, e o quanto isso está impactando os resultados. A partir daí, pode decidir sobre aplicar promoção, atualizar as etiquetas eletrônicas e o display da gôndola instantaneamente. A tomada de decisão é feita de forma simples e ágil.


Pick & Go A ideia é permitir que o cliente escolha um produto na loja e escaneie o código de barras com o celular por meio de um app. Mais informações sobre o produto são obtidas, além do preço, nota de satisfação e avaliações de outros clientes. O comprador coloca o produto na cesta de compras, faz o pagamento com um clique e pode sair da loja sem, obrigatoriamente, ser abordado por um vendedor. Trata-se de algo já possibilitado pela tecnologia, mas que ainda desafia paradigmas do setor.

 

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