Revista da Papelaria

Início » Notícias / Escolar » O mundo na palma das mãos

22/09/2017

   

O mundo na palma das mãos

Úteis para estudar, globos e mapas se reinventam e aparecem também como objetos de decoração

Os mapas são, geralmente, representações bidimensionais de um espaço tridimensional. Já os globos fornecem o mesmo tipo de informação que os mapas planos, mostrando a Terra como se ela fosse vista do espaço. O que os dois têm em comum? Ambos deixaram de ser apenas instrumento de uso escolar e profissional para se tornarem, também, objeto de decoração ou coleção.


Atento, o mercado inovou e, hoje, oferece opções diversas de mapas e globos cheios de apelo estético. “No Brasil, o uso decorativo do globo é muito forte e, por isso, temos trabalhado muito bem as nossas linhas mais requintadas. Uma particularidade: o globo é muitas vezes oferecido como presente, tratando-se de produto atemporal, comercializado tanto no Natal como no volta às aulas, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Dia dos Avôs, Dia das Mães”, comenta Judicael Renouard, diretor da filial da Tecnodidattica.


Com relação aos globos, o fato de ser um item decorativo garante retorno lucrativo. “A rentabilidade é muito boa, em torno de 100% ou até um pouco mais, principalmente nos globos menores e nos mapas”, argumenta o supervisor de vendas da Libreria Editora, Clodoaldo Soares. Para Judicael, a margem depende da localização da loja, da política comercial e da concorrência. De forma geral, o coeficiente multiplicador praticado no mercado vai de 1,6 ao 2,3.


Quanto à exposição no ponto de venda, Judicael Renouard recomenda juntar os globos em um mesmo setor da loja para chamar a atenção do consumidor, além do fato de que a exposição de globos acesos costuma atrair muito mais que de globos apagados. “O globo é um item com certo valor unitário e uma duração de vida longa que tem a vantagem de posicionar o ponto de venda como sendo mais elitizado em relação a outras lojas com mix mais simples”, aponta. Em concordância, Clodoaldo Soares garante que a venda dos globos aumenta em mais de 80% quando o produto está exposto, assim o impacto visual é grande e se traduz em vendas para o lojista.


Na Papelaria Globo, localizada no Rio Branco/AC, os globos são expostos com os materiais de acrílico, em locais de fácil acesso para serem manuseados. Richard Miranda, gerente comercial, conta que também há uma preocupação quanto à estocagem dos produtos. Eles ficam em prateleiras, no depósito, com temperatura ambiente longe da luz e do calor. Os maiores consumidores são as escolas e os órgãos públicos. De iluminados a comuns, a papelaria trabalha com a venda de globos terrestres e com mapas políticos, rodoviários, corpo humano, hidrográficos e geográficos.

 

< Anterior | Próxima >