Revista da Papelaria

Início » Notícias / Varejo » Criativos e desejáveis

10/10/2017

   

Criativos e desejáveis

Presentes são rentáveis e dão um upgrade nas vendas além dos períodos sazonais

Quem não ama presentear ou ser presenteado? Todo esse movimento cultural corresponde a nada menos do que 10% das vendas do comércio mundial. Com apelo emotivo, comercializar presentes na papelaria é uma solução rentável, que garante lucro o ano inteiro. Em meio a tantas novidades do setor, destacam-se as empresas que investem na arrumação da vitrine e do interior da loja, apostam em um mix variado de produtos e promovem ações nas redes sociais.


As estratégias dão certo para a Papelaria do Estudante, de Teresina/PI, criada há 15 anos por José Newton de Carvalho e Leiliane de Carvalho, sua esposa. 


Hoje, o segmento de presentes, junto ao de festas, representa 35% do faturamento total da loja. Nesse segmento são ofertados cerca de 5 mil itens. O segredo está na variedade. “Uma papelaria apenas com produtos tradicionais induz o cliente a comprar o básico, mas, quando ele entra na loja e vê variedade, se sente feliz e tem vontade de retornar”, conta José Newton. O diferencial das linhas está na rentabilidade. “Bazar e presentes apresentam boa rentabilidade, mais até do que material escolar, que deve ter um preço melhor do que o da concorrência para ser atrativo”, acrescenta.


Caixa para presentes, cestas, personalizadas de acordo com a data comemorativa, canetas, chaveiros estão na lista de gifts da papelaria. Os produtos que mais têm saída são as chamadas lembrancinhas, com destaque para os chaveiros e os blocos de mensagens. A última tendência da loja são as bolsas porta-marmita.


Recentemente, a papelaria ampliou o negócio para o segmento de festas devido a uma tendência observada pelo proprietário voltada a eventos personalizados. “Costumamos montar mesas de festas no interior da loja. Essa é uma forma de divulgarmos os produtos como se estivessem em um evento de verdade. Para complementar, entre os serviços de gráfica rápida estão a personalização de canecas de acrílico e copos long drink. Os itens têm bastante saída em casamentos e formaturas”, finaliza.

 

< Anterior | Próxima >