Revista da Papelaria

Início » Notícias / Escolar » Argolados e estilosos

06/11/2017

   

Argolados e estilosos

Fichários se reinventam com novas cores, personagens e acessórios para recuperar público consumidor

Desejo principalmente dos adolescentes, os fichários vêm se reinventando com novas cores e personagens licenciados, para recuperar parte do público perdido nos últimos anos, e continuam sendo uma boa aposta para venda nas papelarias. “Apesar da procura ter diminuído, o fichário tem sido utilizado também como uma pasta multiuso para o estudante arquivar ou carregar seus pertences”, explica Thiago Dias, analista de marketing da Jandaia.


Pensando na praticidade, diversas empresas também incluíram no portfólio os cadernos argolados, uma variação do tradicional fichário. A principal diferença é o material externo utilizado e a maior maleabilidade do caderno. “O mercado de fichários com argolas é muito grande e aquecido principalmente no volta às aulas. Eles também são utilizados nos segmentos office e home office para arquivos, organização de documentos e apresentações. No decorrer dos anos, o que mais se percebeu foi a utilização de novos materiais e diferentes cores para esse produto. Agregar valor é uma forma de se diferenciar, mas o aspecto qualidade não pode ser deixado de lado”, afirma Natália Gastaldo, gerente de marketing da Acrimet.


A DAC lança para a temporada escolar nove modelos de fichário, com melhora no custo-benefício para atender os consumidores que tendem a fazer um único investimento no ano nesse item. “A versatilidade de organizar o conteúdo conforme a grade curricular que o fichário proporciona aos alunos do ensino básico e aos jovens/ adultos em graduação é um ponto positivo em destaque, e, ainda, deixa muitos consumidores atraídos na hora da escolha em comparação com o caderno”, pondera Claudinéia Prado, assistente de marketing da DAC.


Já a Tilibra aposta nas estampas licenciadas, como Minnie, Pooh, Capricho e Jolie. A empresa também apresenta para o volta às aulas 2018 um modelo de caderno argolado mais compacto, com o lombo menor, nas linhas West Village, Love Pink e Lunix. Para o ambiente corporativo, o fichário quatro argolas A4 é personalizável em três partes, possui bolso interno para cartões, capa resistente e quatro argolas em formato “D”, que representam 25% a mais de capacidade em comparação a um fichário de argola arredondada.


Segundo Thiago Dias, da Jandaia, o principal público consumidor do produto é a faixa etária a partir dos 13 anos. “Procuramos criar produtos com apelo visual. As licenças de sucesso são mais procuradas. Material de qualidade, atributos físicos diferenciados, como espelhos e bolsos diversos, e praticidade na hora do uso são diferenciais dos nossos fichários”, indica. A empresa tem fichários das licenças Frozen, Angry Birds, Esquadrão Suicida, entre outros.


A dica de venda da Tilibra é expor de maneira integrada os fichários e cadernos argolados com outros produtos correlacionados do volta às aulas, como canetas, lapiseiras e mochilas. “Na linha Pooh, por exemplo, quem é fã da marca encontra um modelo de régua, um de apontador, lápis preto, estojo, tesoura e borracha, além das lindas mochilas infantis”, diz Karina Marchini, gerente de produto da empresa.

 

< Anterior | Próxima >