Revista da Papelaria

Início » Notícias / Negócios » Tradição inovadora

31/10/2017

   

Tradição inovadora

Empresa faz sucesso, há 80 anos, ao unir tradição de embalagens metálicas à excelência em produção

F undada em 1937, a empresa de produção de embalagens metálicas Meister S.A está comemorando seus 80 anos. Sediada em Joinville (SC), a trajetória começou com Affonso Meister e seu padrasto, Peter Müller, que iniciaram a fabricação de tampinhas de garrafas para a Cervejaria Antarctica e embalagens de aço e fibra de papel para condimentos da Stein. Atualmente, a Meister é uma das mais tradicionais no setor de embalagens e também trabalha, em menor número, com formas e assadeiras.


Segundo Leilane Cassaro, responsável pelo marketing da empresa, o parque industrial possui 10 mil metros quadrados, com 200 funcionários que transformam a matéria-prima de folha de flandres em mais de 200 itens diferentes. “A Meister é uma empresa familiar, mas trabalha com uma equipe bem integrada de profissionais do mercado. Toda a produção é feita em Joinville, no mesmo endereço de sua fundação. Estamos investindo na construção de uma nova planta, no distrito industrial, que irá permitir melhor logística de materiais e de processos”, explica ela.


Completar 80 anos já seria suficiente para atestar a qualidade dos produtos da Meister. Mas, além disso, a empresa coleciona a conquista de alguns prêmios, inclusive internacionais. Em 2010, a empresa ficou com a medalha de prata no The Cans of the Year Awards (Latas do Ano), uma disputa com empresas do mundo inteiro, como China e Estados Unidos, na categoria Decoração e Qualidade de Impressão. Em 2015, ela conquistou a medalha de bronze na mesma premiação internacional. Em 2010 e 2011, ganhou o prêmio Destaque da Revista Pack e, no Prêmio da Embalagem de Aço da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), ficou em primeiro lugar na categoria Lata Decorativa. Em 2017, venceu oito prêmios de embalagens no 26º Prêmio Brasileiro de Embalagem Embanews.


Além de uma grande variedade de cores, como prata, dourado, rosa, laranja, verde, vermelha, branca e preta, a empresa fabrica diversos formatos de latas, como cônicas, octagonais, ovais, entre outros. Também há as latas decoradas, metalizadas, personalizadas e temáticas, como para Páscoa, casamento e Natal e, constantemente, há inclusão de novos produtos no portfólio, acompanhando as tendências do mercado e solicitações de consumidores. Alguns clientes icônicos da Meister são a Granado Pharmácias e O Boticário.


“Ao longo de 80 anos, os desafios foram muitos, e a Meister teve sempre que adaptar-se aos novos tempos e às mudanças no mercado. Das tampinhas de garrafas e embalagens para condimentos, passou a fabricar jogos de mantimentos, latas para sorvetes e formas e assadeiras. Hoje, mantém a fabricação de formas e assadeiras em um volume menor e tem seu maior faturamento nas embalagens metálicas, principalmente as personalizadas, feitas conforme decoração e quantidades demandadas pelos clientes”, afirma Leilane Cassaro.


A empresa trabalha apenas com vendas para empresas, além de atuar no mercado internacional, sem distribuição direta para pessoas físicas. “Com a informática, essa condição se mostrou mais adequada principalmente para o desenvolvimento de cada projeto personalizado. Conforme as quantidades, atendemos os clientes com suas próprias decorações e lotes de produção específicos”, ressalta Leilane.

 

< Anterior | Próxima >