Revista da Papelaria

Início » Notícias / Varejo » Embalando o Natal

08/11/2017

   

Embalando o Natal

Além das oportunidades no setor de gifts, o Natal também é um grande alavancador de vendas de embalagens para presente

Muito aguardado em todo o comércio, o período do Natal é um grande estímulo para as vendas. Nas papelarias, as festividades significam, além de uma maior procura no setor de presente, um grande incremento na venda de embalagens. Para se prepararem para o fim de ano, muitas empresas já realizaram seus pedidos.


Tatiane Wronski, administradora do Bazar Arco-Íris, com lojas em Gramado e Canela (RS), diz que um pré-pedido é realizado no final de agosto, para que chegue no início de novembro. São encomendados principalmente os papéis de presente, os sacos plásticos e as caixas de papel. Para fortalecer a identidade da loja, eles criaram também um papel personalizado para embalar as compras da loja. 


“Muitos clientes desejam um pacote diferenciado, principalmente as caixas, que já vêm decoradas. O trabalho com as embalagens agrega outros produtos da papelaria, como fitas adesivas e laços. Atualmente, as embalagens mais baratas estão em destaque, devido ao comportamento do consumidor, mas ainda é vantajoso graças ao volume de vendas”, explica.


Os fornecedores também já estão preparados. Muitos deles optam por lançar produtos nessa época do ano. Na Dallec, são mais de 80 modelos apresentados em caixa expositora para o ponto de venda. A Cromus traz como uma das grandes apostas para 2017 sua linha de Natal Decor, que são produtos de mesa posta descartáveis com uma decoração coordenada para servir os convidados de forma original e com estilo. A ênfase em produtos com preços mais acessíveis também tem surgido nos fornecedores.


“O último trimestre do ano tem grande representatividade no volume das vendas de embalagens para presente. Buscamos um aumento de 15% no período. Apresentar uma variedade ainda maior de produtos, minimizar aumento de preços, buscar eventuais reduções nos itens de maior giro e atratividade, investir em produtos diferenciados e em novos mercados são as estratégias-foco da Cromus para este Natal. Percebemos uma melhora sensível e uma receptividade maior por parte dos lojistas desde o início deste semestre e estamos trabalhando para fechar o ano com crescimento”, indica Simone Magnes, gerente de marketing da Cromus.


Na Dallec, o diretor Máspoli Berriel afirma que neste ano houve um aumento na linha de caixas para presentes com estampas natalinas. “São diferentes formatos vendidos em kits que também saem muito bem para o Natal, pois tornam a embalagem um presente à parte. O lojista ainda pode escolher personalizar os kits de caixas para presente com variada paleta de cores natalinas e paleta de estampas poá, que no ano passado foram um grande sucesso de vendas – e podemos dizer que os pedidos para este ano já superaram os anteriores”, diz.


Uma das vantagens das embalagens é o período maior que atendem, já que são itens sempre procurados pelos clientes. As cores chamativas e os arranjos, elementos próprios desses produtos, também podem ser aproveitados pelo lojista como estímulo de compra e para decoração do ponto de venda. “Para incrementar as vendas nesta época, as papelarias devem expor os produtos ostensivamente. Podem ser feitos arranjos de fitas em caixas aumentando, assim, o valor agregado da embalagem. Uma montagem na vitrine com caixas na mesma estampa, mas de diversos tamanhos, também chama atenção das pessoas que estão fora da loja”, sugere Paulo Viveiros, diretor da Paloni Embalagens.

 

< Anterior | Próxima >