CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Inovação

25 anos de prosperidade

Compartilhe
Papelaria 25 anos de prosperidade

Na celebração dos seus 25 anos, a Revista da Papelaria reuniu 25 dicas de prosperidade com especialistas do varejo e experts em gestão de negócios.

Completar um quarto de século não é tarefa fácil para quem empreende e trabalha com gestão de negócios no Brasil. A pesquisa de Demografia das Empresas, conduzida anualmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), indicou que, até 2015, menos de 38% das empresas sobreviveram após cinco anos de atividade.

Estudos periódicos do Sebrae sobre a sobrevivência das empresas no país apontam que não é possível atribuir a um único fator a causa da mortalidade de uma empresa, mas, sim, a uma combinação de fatores em quatro grandes áreas: a situação do empresário antes da abertura, o planejamento dos negócios, a capacitação em gestão empresarial e a gestão do negócio em si.
Por isso, conversamos com três especialistas para compartilhar com os leitores da Revista da Papelaria 25 dicas para a prosperidade empresarial: André Pierazoli Portela, professor do Ibmec em Belo Horizonte (MG), especialista e consultor em e-commerce; Adriano Augusto Campos, consultor do Sebrae-SP, especialista em varejo; e Marcelo Dorilêo, gestor comercial do Grupo Valure – Associado da Fundação Dom Cabral (FDC).

Por isso, conversamos com três especialistas para compartilhar com os leitores da Revista da Papelaria 25 dicas para a prosperidade empresarial: André Pierazoli Portela, professor do Ibmec em Belo Horizonte (MG), especialista e consultor em e-commerce; Adriano Augusto Campos, consultor do Sebrae-SP, especialista em varejo; e Marcelo Dorilêo, gestor comercial do Grupo Valure – Associado da Fundação Dom Cabral (FDC).

A seguir, confira as dicas, com desejos de um fim de ano de muitas vendas e um ano novo próspero para todo o setor!


Presença digital e e-commerce são coisas diferentes


“Loja on-line nem sempre sai mais barato do que a gestão da loja física. O custo de implementação é alto, o modelo exige bons profissionais, investimento em mídia, infraestrutura de servidor e estoque. Os desafios são enormes, e muita gente desconhece que existe uma estrutura de logística por trás. Para investir, busque apoio e consultoria especializada.”

André Portela


Um negócio próspero facilita a vida do cliente e propõe experiências


“Além de um mix de produtos diversificados, papelarias também são importantes pontos de vendas que podem oferecer conveniência para os consumidores. Comodidade, impulso ou emergência levam consumidores a adquirir produtos para economizar tempo. Pessoas pagam mais caro por produtos e serviços que facilitem suas vidas.”

Adriano Campos


Inovar é ser criativo!


“Empresas podem inovar dentro de seu ambiente se promoverem na equipe o mindset de inovação. É preciso ter um pensamento inovador na rotina de trabalho e buscar processos cotidianos que gerem melhores resultados. Permita que seus colaboradores tragam ideias, testem ideias, e não penalize quando a ideia não der certo. Em empresas de pequeno e médio porte, a inovação tem que vir de dentro. Dar autonomia para a equipe e os clientes pode ser um movimento de inovação que dá satisfação e lucro.”

Marcelo Dorilêo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *