CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Eventos

29ª Convenção ANL debateu sobre sustentabilidade

Compartilhe

O evento organizado pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) ocorreu nos dias 28 e 29 de agosto e contou com a presença de renomados palestrantes e livreiros de diferentes estados.

O tema da convenção deste ano foi “Livraria sustentável” e incentivou a troca de experiências, apresentou novas metodologias de administração para o varejo e ampliou o olhar sobre a prospecção do futuro do negócio para contribuir com o crescimento sustentável do segmento livreiro.

Para a abertura do evento, a convenção levou o francês Roger Chartier, que falou sobre as “Novas formas de leitura e o papel do livro em papel”. Outro grande destaque foi a palestra de Sergio Mena Barreto, presidente da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que relatou como o seu segmento se reinventou e saltou de um faturamento de R$ 3 bilhões para R$ 51 bilhões.

Outros temas discutidos na convenção foram “O produto livro: inovações nas técnicas de vendas e o novo consumidor brasileiro”; “A livraria sustentável”; “Plataformas online”; “A hora e a vez das livrarias independentes”; “O varejo físico do livro: crise ou oportunidade?”; “O comércio do livro didático no Brasil”; e “Políticas públicas para o segmento do livro”.

Para acompanhar o tema central, o evento teve duas mesas-redondas: “Administração responsável da consignação” e “Mercado do livro – A voz dos livreiros”, que contou com a presença de Samuel Seibel, diretor da Livraria Vila; Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro; Marcus Telles, diretor da rede Livraria Leitura, entre outros grandes nomes.