CARREGANDO

Escreva para pesquisar

E-commerce Varejo

50 anos de sucesso de uma grande família

Compartilhe
Papelaria 50 anos de sucesso de uma grande família

Pequena loja de livros usados tornou-se terceira maior rede de livrarias e papelarias do Brasil

Fundada em 1967, a Livraria Leitura começou sua trajetória como uma pequena loja de livros usados na Galeria do Ouvidor, em Belo Horizonte. Empresa familiar, a Leitura cresceu a partir da união de pessoas com pensamentos únicos e diversificados e uma estratégia de negócio em comum, o que a permitiu chegar à posição atual de terceira maior rede do mercado. O próprio Marcus Teles, presidente da Livraria Leitura, explica a essência de tal desempenho. “A Leitura é uma empresa familiar, e a nossa família é grande. Somos 15 irmãos e 35 sobrinhos. Tínhamos um modo diferente de visão de crescimento. Desde o início, a gente convidava os nossos gerentes mais talentosos para virarem sócios. Essas pessoas que ficavam com a gente nos ajudaram muito e estão com a gente há muitos anos. Hoje, a Leitura tem 67 lojas e a maior parte tem um sócio-gerente à frente. Não só valorizamos os funcionários como retemos os mais talentosos”.

Além de bons funcionários, a Leitura sempre buscou ter muito planejamento. A equipe sempre teve em mente que antecedência e capital próprio devem andar juntos quando se tem o objetivo de abrir ou expandir o seu negócio. “O mais importante é tentar melhorar sempre os seus negócios e crescer com o capital próprio. Ver o que os outros estão fazendo e melhorar sem fazer dívidas. Na Livraria Leitura, sempre pegamos muito pouco financiamento; sempre investimos mais de 90% com capital próprio”, dá a dica.

Para aqueles que pretendem seguir esse conselho, mas não sabem por onde começar, Marcus completa: “é preciso ter um plano claro do que quer fazer e investir nisso; estar sempre juntando um capital; tentar ter um estoque que gire rápido; planejar o que vai fazer com antecedência; ter metas claras e bem definidas. Na Leitura, fazemos tudo um ano antes de abrir cada loja. Nossas lojas são escolhidas, planejadas e assinamos todos os documentos com, normalmente, um ano de antecedência”.

O gerente de marketing da Leitura, Eduardo Batista, também comentou sobre as estratégias da rede. Segundo ele, a empresa está sempre analisando oportunidades para se adaptar às mudanças. “Aqui, buscamos reinventar sempre, mas evitando dívidas e procurando abrir novas lojas em mercados carentes de opções em livrarias e produtos culturais”, contou.

Ao longo de todos esses anos, a presença da livraria nas mais diferentes regiões do país contribuiu para promover o acesso e incentivo à leitura, além de oferecer entretenimento e cultura para toda a família. Líder no mercado mineiro e em mais 10 estados brasileiros, a Leitura possui um extenso acervo de produtos culturais que mantém um público diversificado e fiel em suas lojas, distribuídas por 19 estados da federação.

Caminho do sucesso? “O primeiro passo é ter uma equipe satisfeita e motivada. O treinamento tem que ser contínuo, pois, se você atende bem o cliente, a tendência é ele voltar, o que aumenta o número de clientes a cada dia”.

Papelaria 50 anos de sucesso de uma grande família
A D+ Casa & Presentes tem vários sócios em comum com a Leitura: conceito e mix diversificado com foco em presentes e utilidades.

Treinamento e mix

Para atrair novos clientes e fidelizar os antigos, a empresa busca sempre oferecer novidades e um bom atendimento ao público. Em entrevista à Revista da Papelaria, Marcus Teles contou o que ele implementa em sua empresa. “O primeiro passo é ter uma equipe satisfeita e motivada. O treinamento tem que ser contínuo, pois, se você atende bem o cliente, a tendência é ele voltar, o que aumenta o número de clientes a cada dia. Além disso, é importante ter uma variedade muito grande de produtos. A Leitura chega a ter, em uma mesma loja, 500 modelos de caderno – entre capa e páginas com encadernações variadas – e 300 modelos de mochila, por exemplo. Nossos produtos vão dos mais baratos aos de alta qualidade, o que faz com que os nossos clientes sempre tenham muitas opções”.

O sucesso da Livraria Leitura é tão grande que, somente em 2017, inaugurou três grandes livrarias no país. Segundo Eduardo Batista, cada abertura de loja requer um investimento entre R$ 1 milhão e 3 milhões, conforme o tamanho da operação. Além disso, a previsão é de que, em 2018, a empresa inaugure mais três novas livrarias e outras três lojas da D+ Casa & Presentes. “A nossa recente aposta foi a abertura da segunda loja D+ Casa & Presentes. Essa é uma empresa com vários sócios em comum com a rede Leitura e que possui um conceito diversificado”, disse Eduardo.

Na visão de crescimento do empresário cabe perfeitamente reconhecer o que não está dando certo, e como agir nessa situação. Marcus Teles compartilhou uma estratégia que vale como conselho a todos os varejistas que estão expandindo suas marcas – ou visando expandir. “Todos os anos, fechamos todas as lojas que estão sendo pouco lucrativas. A gente sempre acha que tem uma loja que não deu certo ou que já deu certo, mas não está mais dando. Este ano, além de estarmos crescendo, também vamos fechar alguma loja. Fazemos questão de sempre expandir, mas também de sempre fechar as lojas que não estão indo bem”.

Para quem acha que ser a terceira maior rede de livrarias e papelarias do Brasil é o suficiente, Eduardo Batista mostra que eles não se contentam com isso e pretendem fazer muito mais. A expectativa da rede é crescer mais de 3% até o primeiro semestre de 2018. “Hoje, as nossas lojas são centros de cultura e entretenimento. As megastores oferecem uma enorme variedade de produtos, chegando a 100 mil itens entre livros, revistas, filmes, músicas, games, informática, papelaria, jogos e presentes. Além de tudo isso, contamos com espaços de entretenimento como cafés, ambientes para leitura, sessões de autógrafos e eventos culturais, se tornando ponto de encontro para um público altamente qualificado”, explica o gerente.

Questionado sobre o segredo do sucesso dos 50 anos da empresa, Marcus é contundente. “Essa conquista só é possível com uma equipe competente. O time da Leitura é formado por uma equipe treinada e motivada para atender às necessidades dos clientes. Os nossos colaboradores vestem a camisa da Leitura e vibram com cada meta conquistada”, enaltece.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *