Loja de São Paulo mistura papel com lifestyle e oferece produtos autorais para rotina pessoal e decoração de casa
A afeição pelo papel sempre fez parte da vida da empresária Kiki Saraiva, de 36 anos. À frente do Estúdio P.A.P.E.L, quiosque localizado no Shopping Iguatemi, em São Paulo, ela conta que entrou para esse ramo a partir de trabalhos manuais. Em 2016, a sócia-fundadora, que também é designer gráfica e ilustradora, começou a produzir papelaria personalizada. Com o tempo, as atividades foram reconhecidas e as demandas, consequentemente, aumentaram. O resultado não poderia ser melhor: no ano seguinte, nasceu o novo empreendimento.

“Minha motivação para atuar neste ramo de papelaria é a possibilidade de criar soluções para produtos que possam ajudar na rotina das pessoas, com estampas autorais”
Kiki Saraiva, Estúdio Papel
“Uma conhecida pediu para fazermos suas lembrancinhas de maternidade. Depois, outras amigas também fizeram e a notícia foi se espalhando. Pegamos muitas encomendas e criamos um catálogo de produtos personalizados. Posteriormente, desenvolvemos uma linha de produtos prontos, criamos um site e abrimos a loja”, recordou ela. Por trás da marca também está o esposo e sócio de Kiki, Diego Mendes, e uma equipe de oito funcionários.
Hoje, o Estúdio oferece um portfólio de produtos para a rotina das pessoas, que vão desde papelaria à decoração e organização. Com produção artesanal, os itens contam com estampas feitas à mão que, depois, são desenvolvidas na loja ou com fornecedores terceirizados. “Todas as estampas são feitas por mim e pela nossa equipe de criação. As estampas autorais e as soluções que damos para nossos desenhos nos produtos são os diferenciais”, explicou Kiki.



No site, há uma variedade de produtos exclusivos e autorais, como cartões sociais estampados, planners, calendários, blocos de anotações, objetos para casa, entre outros. As caixinhas de cartões sociais, de acordo com a dona, são os artigos mais procurados pelos clientes. “Acredito que as pessoas gostam de se preocupar com os outros. E escrever é uma forma de cuidar do próximo”, avaliou ela.
A primeira linha oferecida pela marca foi voltada à maternidade. Hoje, ela ainda tem saída no Estúdio P.A.P.E.L e é um dos itens que possibilita personalização. “Todos os produtos dessa linha, personalizados com desenhos novos, são criados em cima de briefings enviados por clientes. Nós criamos desenhos para serem utilizados apenas nos nossos produtos. Fazíamos muitas coisas personalizadas e com muitos detalhes. Hoje, temos mais foco e trabalhamos com uma gama de produtos que confiamos. Criamos coisas novas para os clientes, mas trabalhamos em cima de briefings. Se achamos que não faz sentido o tipo de trabalho que é proposto, sinalizamos no primeiro contato. Somos mais seletivos nas entregas e mais focados no que acreditamos. Respeitamos as filas de pedidos e nos importamos muito com a entrega de qualquer material que saia da nossa empresa”, salientou a sócia-fundadora. Além dessa linha, os cartões sociais também podem ser personalizados.
O logo do Estúdio, segundo Kiki, tem um significado que remete a possibilidades e caminhos distintos. “O barquinho de papel é simbólico. O papel pode te levar a lugares que você nunca imaginaria”, afirmou. Ao ser questionada sobre a grande motivação para atuar neste ramo de papelaria, respondeu: “A possibilidade de criar soluções para produtos que possam ajudar na rotina das pessoas, com estampas autorais”.
Para a empreendedora, seus clientes são, em maioria, apreciadores de particularidades. “O cliente do Estúdio P.A.P.E.L é uma pessoa que gosta de detalhes, de cuidado, se preocupa com o seu bem-estar e o dos outros. Nós gostamos de trabalhar para esse tipo de gente”, comentou Kiki.
Da fundação da loja até agora, houve uma grande expansão de produtos, não só de papelaria, mas também daqueles voltados ao cotidiano das pessoas. Para o futuro, Kiki pretende ampliar ainda mais o foco do empreendimento. “Nosso próximo passo é torná-la uma empresa de lifestyle e produtos para casa de uma maneira geral. Temos muitos planos”, afirmou. Além da venda no varejo, tanto na loja física quanto na virtual, o Estúdio trabalha com revenda e atende clientes de todo o Brasil.



Collabs: inovação e expansão da marca
As parcerias com outras empresas e artistas estão presentes no portfólio do Estúdio P.A.P.E.L. Basta acessar o e-commerce da marca (www.estudiopapel.com.br) para encontrar alguns trabalhos. A collab com a AVA Intimates (1), por exemplo, conta com kit baralho, blocos de anotação, cartão social, nécessaire, boné, além de pijamas e roupa íntimas. A parceria com a Couvert (2) resultou em produtos para a casa, decoração e organização como almofada, cartões, bloco de checklist, nécessaire, jogo americano, guardanapo, entre outros produtos. Já o trabalho com a Koord (3) oferece cartão de agradecimento, capa para notebooks, tapetes, chaveiros e quadros. “Nós adoramos a collabs. É uma forma de visualizar sua marca em outros lugares, fazer o match com marcas que pensam parecido e têm públicos semelhantes. É uma forma de expandir o negócio para outras áreas”, destacou Kiki.