PUBLICIDADE

Três décadas da Papelaria Capital

- Publicidade -

Atualmente com gestão familiar, papelaria porto-velhense se reinventou ao longo dos anos até se consolidar como referência na capital do estado de Rondônia

Fundada em 1992, no município de Porto Velho, no estado de Rondônia, a Papelaria Capital precisou passar por adaptações para alcançar a estabilidade que permite à empresa atuar há mais de três décadas no mercado papeleiro. Convidado para trabalhar no empreendimento dois anos após a inauguração, o atual sócio, Aleixo Budziak, conta que sua experiência prévia com vendas e licitações foi fundamental para que a empresa, que atualmente conta com administração familiar, pudesse decolar. Além disso, o empresário lembra que os primeiros anos de gestão foram marcados por ajustes no modelo de atuação do negócio.

“Inicialmente, a empresa foi criada com o intuito de trabalhar com o atacado de papéis e materiais para escritório bem como participar de licitações. No entanto, ocorreram alguns desacertos e a saída de um sócio. Então, optei por atuar no ramo de varejo”, contou Aleixo. “No início, as vendas em balcão eram quase inexistentes, pois o ponto comercial não possuía muita visibilidade e a localização não era favorável. O que salvava eram as vendas feitas de ‘porta em porta’ em empresas públicas e privadas, que eu mesmo fazia muitas vezes, percorrendo todo o trajeto a pé para economizar combustível. Com o passar do tempo, os sócios remanescentes venderam suas partes na empresa para mim e, junto com minha família, continuei trabalhando incansavelmente pelo sucesso do negócio”, recordou.

Um novo endereço foi inevitável

A mudança de localização da empresa só foi concretizada em 2011 e a gota d’água foram os problemas estruturais do antigo prédio. De acordo com o sócio administrador Fernando Budziak, para reformar o espaço seria necessário interromper o funcionamento da loja. “A transição foi desafiadora, desde a empacotagem dos produtos até o transporte e a organização no novo espaço. Felizmente, contamos com a colaboração de todos os funcionários, o que tornou esse desafio gerenciável. O impacto mais significativo após a mudança foi a resposta positiva de nossos clientes, que elogiaram muito o novo ambiente, e um aumento notável no fluxo de vendas”, celebrou o empreendedor.

A pandemia do novo coronavírus também provocou mudanças no dia a dia da Papelaria Capital. Com a redução das vendas presenciais, a sócia Alessandra Budziak conta que o investimento no mercado digital passou a ser obrigatório para a sobrevivência da empresa. “Entramos no mundo do e-commerce em setembro de 2020. Já tínhamos o desejo de fazer isso há algum tempo, e a pandemia acelerou esse processo. Atualmente, o e-commerce representa cerca de 3% do nosso faturamento. Estamos trabalhando para expandir nessa área porque acreditamos no potencial desse modelo de negócios”, revelou.

Atenção profissional às redes sociais

O investimento na produção de conteúdo para as redes sociais também passou a fazer parte do cotidiano da Papelaria Capital. Atualmente, a loja conta com cerca de 11 mil seguidores no Instagram e o gerenciamento do perfil da empresa é feito por Alessandra e uma colaboradora. “Recentemente, também tivemos uma consultoria de marketing em redes sociais para identificar nossos acertos, apontar nossos erros e nos dar um norte para aumentar nosso alcance. Estamos altamente comprometidos em estabelecer uma presença on-line sólida e direcionar esse público para realizar compras em nosso site”, comentou a empresária, que também revelou que a estratégia para tornar o perfil digital atraente é investir no equilíbrio entre entretenimento e informações relevantes.

“Utilizamos memes para estabelecer conexões com nosso público, destacamos os lançamentos da loja para mantê-los atualizados e incentivamos a interação constante, promovendo um diálogo ativo com nossos seguidores”, concluiu.

Atualmente, os produtos de maior sucesso na Papelaria Capital são os materiais escolares e de escritório, os itens de papelaria fofa e os serviços de impressão. Para o empresário Aleixo Budziak, conhecer profundamente os itens comercializados é essencial para o sucesso do negócio. “Acredito que a dica essencial para outros empresários é a persistência, estudar os produtos e o mercado, bem como acompanhar as novas tendências e as preferências dos clientes recorrentes. Buscar sempre fornecer um atendimento excepcional e considerar a expansão on-line, além da diversificação do mix de produtos para atrair uma ampla gama de clientes”, avaliou Aleixo, que também ressaltou a resiliência como uma característica obrigatória a qualquer empresário do mercado papeleiro.

“Ser empreendedor é, sem dúvidas, um desafio constante. Para nós, o maior acerto foi a persistência em momentos de extrema dificuldade, como no início, em 1992, em períodos de baixa sazonalidade no mercado e durante a pandemia. Sempre procuramos estratégias e implementamos ideias e serviços que não só mantêm nossos clientes fiéis, mas também atraem novos consumidores. Esse foi o grande diferencial que nos permitiu superar obstáculos com sucesso, sempre ao custo de muito trabalho”, analisou.

Papelaria Capital

De onde é: Porto Velho – RO.
Foi criada em: 25/09/1992.
Equipe: 15 colaboradores.
Região que abrange: Norte.
Área: 220 m².
Serviços oferecidos: materiais escolares e de escritório em geral e serviços de impressão e relacionados.Perfil do cliente: pais e filhos, estudantes, professores, profissionais de escritório e artistas.
Tíquete médio: R$ 38,93.
Número médio de itens oferecidos: mais de 30 mil produtos.
O cliente da sua loja é: “Inovador, pois está sempre em busca de novidades em produtos, seguindo as tendências do mercado sem jamais abrir mão da qualidade.”
A vitrine precisa ter: “Itens essenciais, como canetas, lápis, cadernos e agendas, além de produtos de ‘papelaria fofa’, que são muito atraentes.”
Produtos mais vendidos: papéis para impressão e artes, canetas, lápis e cadernos.
Presença digital:
Site: loja.papelariacapital.com.br
Redes sociais: @papelariacapital

- Publicidade -

Gostou desse conteúdo? Compartilhe e sinta-se à vontade para publicar no seu blog ou site! Dê o crédito assim: Fonte - Revista da Papelaria

PUBLICIDADE

Artigos relacionados