EDITORIAL: Histórias inspiram
Acredito muto nisso. Uma boa história sempre nos entrega algo positivo, até mesmo quando não concordamos com ela, o efeito é o fortalecimento de nossas convicções. Quando nos identificamos com ela, nos mostra nuances e possibilidades para seguir em frente. Neste caso, é pura inspiração.
Passam-se os anos e as seções da revista mudam, mas o espaço que abrimos para contar as histórias das empresas que fazem o varejo de papelaria acontecer jamais deixou de existir. Nesses mais de 30 anos de produção, a Revista da Papelaria já publicou esse tipo de conteúdo com diferentes nomes: Perfil do Varejo, Por Dentro do Varejo, entre outros. Mas a história do empreender no comércio de artigos de papelaria sempre tem lugar cativo na nossa linha editorial.
Essa reflexão inspirou a capa desta edição, que traz as histórias das papelarias Marielle, Bell e Champonalli. Convido você para uma leitura atenta dessas matérias, nas quais verá a presença familiar e superação. Neste caso, tenho certeza de que será pura inspiração.
Estamos já avançando pelo segundo trimestre do ano e é momento de analisar como foi o período de volta às aulas em 2025. Ouvimos lojistas, representantes da indústria e representantes comerciais para fazer a reportagem que você pode conferir nesta edição. Concorrência de outros comércios, briga por preço e estratégias de fidelização foram destacados pelas papelarias. Enquanto os fornecedores indicaram uma leve retração de consumo no período.
Mês passado, participamos da feira Abrin 2025 com um estande próprio, no qual pudemos receber profissionais do setor de papelaria que já entenderam a sinergia que essa categoria de produtos tem com o nosso mercado. Foi uma experiência enriquecedora conhecer de bem perto todas as possibilidades de brinquedos que divertem, facilitam o aprendizado e a socialização. Parte de tudo o que aconteceu por lá está em nossa cobertura especial na seção Eventos.
Na área de comportamento do consumidor, pesquisamos como os produtos de papelaria fazem parte da rotina de trabalho das pessoas diante de tantas funcionalidades tecnológicas. O resultado é revelador! Na seção Categoria de Produtos, trouxemos a seleção de opções de lápis de cor e cola. E, lógico, Em Destaque, abordamos os livros para colorir, que têm movimentado todo o setor e proporcionado tempo de qualidade nos lares do país.
Aproveite esta edição, pois o conhecimento liberta! Boa leitura e ótimos negócios!
Rosangela Feitosa editora
rosangela@revistadapapelaria.com.br
E mais!
ATUALIDADES
- As mais relevantes notícias do bimestre
ARTIGO
- Como movimentar as vendas de artigos escolares o ano todo, por Abfiae
- A tecnologia a serviço da representação comercial, por Murilo Marcondes
- Atividade cerebral é comprometida por falta de estímulos, por Two Sides
- O que aprendemos com outros segmentos do varejo, por Romulo Pais
REGISTRO
- Ricardo e Paulo Santos: parceira entre pai e filho leva a Molin do Brasil aos seus 30 anos
- NewOffice completa uma década de encontros
EM QUESTÃO
- Pedido mínimo: a lógica por trás dessa prática
EVENTO
- Feira Abrin 2025 mostra as tendências e a força o setor de brinquedos
EM DESTAQUE
- Livros de colorir impulsionam negócios no setor
OPORTUNIDADE
- Segmento de artes e artesanato mantém o movimento nas papelarias o ano inteiro
MERCADO
- O balanço do volta às aulas 2025 segundo lojistas, fornecedores e representantes
COMPORTAMENTO
- Profissionais confidenciam a relação que têm com produtos de papelaria no ambiente de trabalho
HISTÓRIA DE PAPELARIA
- Papelaria de Lucas do Rio Verde (MT), a Champonalli tem filiais nas cidades de Nova Mutum e Sorriso e planeja agora a expansão no mercado digital
- Papelaria Marielle, de Tubarão (SC), se destaca no sul do estado pelo tamanho – quase mil metros quadrados – conforto e mix sortido que oferece aos clientes
- A papelaria de São José do Rio Preto (SP) que nasceu de uma história de amor entre namorados. Conheça a história da Bell Papelaria
CATEGORIA DE PRODUTO
- O clássico lápis de cor ganha inúmeras versões pela indústria do setor
- Fixação eficiente e embalagens atrativas compõem a fórmula do sucesso das colas