CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Eventos

ABCasa Fair apresenta tendências de papelaria e presentes para 2020

Compartilhe

Maior da América Latina, a feira contou com mais de 450 expositores

Mais de 100 mil lançamentos recepcionaram os visitantes de todos os estados brasileiros que compareceram à ABCasa Fair entre os dias 16 e 20 de agosto, em São Paulo/SP. Promovida pela Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores (ABCasa), a feira é a principal da América Latina no setor e a sétima maior do mundo.

Ao todo, a ABCasa Fair contou com mais de 450 expositores, 20% deles do setor de papelaria e presentes, que apresentaram mais de 400 mil produtos e demonstraram o que será tendência no próximo semestre

“A feira foi muito boa. Tivemos um resultado dentro da expectativa de fluxo, e o feedback dos expositores foi ótimo. A grande maioria saiu daqui muito satisfeita com os negócios fechados. Nós tivemos uma oferta bem grande de produtos novos e são esses lançamentos que atraem o público”, avalia Renato Orensztejn, presidente da ABCasa.

Os números da feira fazem jus aos resultados positivos do mercado. De acordo com estudo da Inteligência de Mercado (IEMI), a produção da linha de presentes, papelaria e tabacaria cresceu 21,2% entre 2013 e 2018, chegando à marca de R$ 1.677 milhões no ano passado.

Em relação ao consumo, o aumento foi ainda mais substancial: 28,5%, fechando 2018 com o valor bruto de R$ 2.040 milhões.

“O setor de presentes e papelaria é muito forte para nós e na feira se impulsionam muitos negócios, com produtos que estarão nas prateleiras das lojas nos próximos meses. A visitação do setor de papelaria e presentes foi muito forte, talvez um dos mais fortes da feira”, ressalta Orensztejn.

Tendências para 2020

Se nos últimos anos tivemos a predominância de tons pastel, a expectativa é de que as cores fortes voltem com tudo em 2020, não só na decoração, mas também em produtos de papelaria.

De acordo com Chris Flores, embaixadora da ABCasa, este é o momento de usar e abusar dos tons vibrantes. “Agora vamos entrar em uma fase de cores fortes. Aqui na feira tivemos estandes monocromáticos, em que predominavam cores como azul, vermelha e amarela forte. No geral, a decoração está com um pezinho no final dos anos 1970 e começo dos anos 1980”.

– Retrô

A tendência retrô pode ser observada na Uatt?, que apresentou na ABCasa Fair tecidos holográficos e a volta do estojo automático que fez a cabeça das crianças nos anos 1980. Na Geguton, a apresentação de lousas de giz entre os quadros brancos também nos faz lembrar do passado.

– Cores

A transição entre os tons pastel e as cores vibrantes é nítida entre os expositores de papelaria fina e presentes. Essa dicotomia pode ser observada nas coleções da Fizz Acessórios, com estojos de silicone em cores neon e de tecido em tons pastel, e da Cartões Gigantes, com planners e bloquinhos para organização.

– Frases

Mensagens positivas também são tendência. Na Fina Ideia, cada coleção é norteada por uma frase e, na Fricote, palavras e pensamentos que inspiram ações positivas estampam diversos produtos.

– Estampas

A moda das estampas de bichinhos fofos ainda não está superada. Embora menos frequente do que em edições anteriores, nesta ABCasa Fair pudemos observar produtos de lhama, unicórnio, gatinhos e outros animais em diversos expositores, como Gráfica Redoma, HappyBee e a Me encanta que te encante.

– Estojos box e planners

Em relação aos produtos, os mais recorrentes entre as marcas foram os planners – desde modelos de mesa, até os mais completos – e os estojos box, inspirados no modelo “100 pens” da Kippling. A Mood, por exemplo, ampliou o portfólio e agora conta com dois tamanhos de estojos box.

Ab CASA 5

A ABCasa Fair é realizada semestralmente, e a próxima edição da feira está marcada para fevereiro de 2020.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *