Índice Stone Varejo analisou seis segmentos do varejo
O ano de 2023 termina com uma queda de 5,6% no volume de vendas do setor de livros, jornais, revistas e papelaria, na comparação atual. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.
“Após a surpresa dos dados negativos do mês anterior, os resultados levantados nesta edição revelam uma perspectiva de retomada para o fechamento do ano, que foi impulsionado pelas vendas na Black Friday. A tendência apontada nos segmentos de mercado nos leva a um cenário de melhora e estabilidade, mas ainda com cautela. É necessário, principalmente olhando para o ano que vem, que os empreendedores estejam atentos a esses indicadores e adotem estratégias adaptativas para conseguir impulsionar o seu negócio”, afirma o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.
O resultado foi apresentado na 11ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo e apresenta dados mensais de movimentação varejistas, uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro, em parceria com o Instituto Propague. O outro setor que registrou queda foi o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, com 1,8%.
Segmentos analisados
O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avalia seis segmentos:
1) Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;
2) Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
3) Livros, jornais, revistas e papelaria;
4) Móveis e eletrodomésticos;
5) Tecidos, vestuários e calçados;
6) Material de Construção.
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