Você já parou para pensar no quanto o calendário pode ser seu aliado para atrair clientes, renovar o estoque e movimentar sua loja ou papelaria? Vamos organizar o seu calendário de ações?
Datas comemorativas como Natal, Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Halloween, Dias dos Namorados e tantas outras, além de trazerem um apelo emocional para o consumidor, são oportunidades perfeitas para criar experiências encantadoras na sua loja. Elas despertam memórias afetivas, aquecem o coração e, por que não também as vendas.
Uma vitrine temática bem montada chama a atenção de quem passa pela frente, convida o cliente a entrar e fortalece a conexão da marca com o público. Já dentro da loja, o clima precisa continuar: decoração, kits temáticos, promoções especiais e até uma boa playlist criam uma atmosfera que estimula o consumo e valoriza o produto.
Além disso, essas datas são ótimas para fazer uma curadoria do estoque, dando destaque para itens que muitas vezes estão parados nas prateleiras. Com uma boa estratégia de exposição e combos promocionais, é possível “desovar” estoques antigos de maneira criativa e rentável.
Pensando nisso, estive no último dia 27 de maio na Celebra Show, uma feira incrível dedicada ao universo das datas comemorativas. Lá, pude conferir de perto as principais tendências em decoração, brindes, embalagens e ambientação de festas, além de encontrar empresas do setor de papelaria, como fabricantes de embalagens, artigos para festas e marcas parceiras que têm tudo a ver com nosso universo, como a Make+ e a Ciranda Cultural. Inclusive a Make+ trouxe um spray que pode ser usado em vidro para “ambientar” a vitrine, prático e fácil de usar.

A feira destacou não só o crescimento do mercado de festas, mas também o uso de materiais sustentáveis, a força da personalização e itens que unem estética e funcionalidade, muitos deles feitos com artigos de papelaria.
Foi interessante observar como muitos dos itens usados para compor essas decorações são produtos comuns de papelarias: papéis coloridos, cartolinas, adesivos, fitas, canetinhas, mostrando que há uma grande oportunidade para os lojistas estarem atentos e aproveitarem esse mercado que dialoga diretamente com o que já oferecem.
Portanto, se você é dono de papelaria ou loja de presentes, marque no seu calendário todas as datas comemorativas do ano e planeje ações específicas para cada uma delas. Antecipe-se, organize seu estoque, pense na decoração e promova experiências memoráveis. Seu cliente vai sentir que ali tem carinho, cuidado e criatividade, e isso faz toda a diferença!
Por Kalinka Carvalho
Consultora em organização e produtividade