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Gestão

Comprando bem e vendendo mais

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Dicas e sugestões para sua gestão de compras decolar

Cada negócio e empreendimento tem sua particularidade, seja pelo produto que oferece, seja pela forma como é administrado. Mas existem algumas necessidades que são iguais para todos, como a gestão de compras. Comprar bem resulta em clientes satisfeitos e no aumento das vendas.

A gestão de compras é basicamente o ato de comprar com eficácia produtos que irão agradar o cliente. Vários aspectos devem ser levantados, como a quantidade correta a ser comprada e o valor mais vantajoso para o negócio, pois cada um influencia o lucro gerado pela empresa. A dupla quantidade e preço é apenas uma variável. Há muitas outras.

Conheça o seu público e o que ele consome. No varejo, a gestão de compras pode ser um pouco mais complexa, já que lidamos diariamente com o consumidor final e, por isso, é preciso conhecê-lo muito bem. Além do mais, o espaço da loja geralmente não comporta todos os produtos ofertados para a venda, é preciso fazer escolhas.

Observe o fluxo de vendas, a situação atual e as tendências do momento. É muito importante estar antenado com tudo o que está acontecendo e com as tendências que estão bombando nas redes sociais. Também é de grande relevância observar o fluxo de vendas da sua loja, saber o que está sobrando em estoque, o que está faltando e o que está sendo muito procurado pelos clientes.

Mantenha um bom relacionamento com os fornecedores. Antes da compra, é preciso conhecer muito bem o produto que será ofertado ao seu consumidor. Comprar sem conhecer o fornecedor e os seus produtos pode resultar em prateleiras cheias e poucas vendas. É preciso comprar com qualidade, mas sem esquecer de economizar, para, assim, gerar um lucro maior quando o item for revendido. O empreendedor deve fazer um trabalho em conjunto com os fornecedores, apresentando seu planejamento para a gestão de compras e os seus objetivos. Quanto melhor for esse relacionamento, mais fácil será para negociar os prazos e os valores de frete, por exemplo.

Uma boa gestão de compras na prática

O Bazar Alva é uma papelaria que está há mais de 40 anos no mercado, sempre se destacando e atendendo o público consumidor da zona oeste do Rio de Janeiro/RJ. Quem cuida da gestão de compras da empresa é Luiz Alberto, filho dos fundadores. “Sempre levamos em conta as tendências de mercado, o que está em alta. Procuramos sempre trazer as novidades do mundo da papelaria para os nossos clientes. É importante o cliente sempre encontrar novidades na nossa loja, sem ter que ir para longe”, conta.

Como é uma papelaria de bairro e já tem o seu local estabelecido com clientes fixos, muitos pedem uma novidade que viram na internet ou nos catálogos de marcas. Para Luiz, o maior desafio na gestão de compras de sua papelaria é a diversidade e a velocidade do lançamento dos produtos, saber o que atende ou não o seu público-alvo. “Nem todos os produtos, mesmo que se tornem febre na internet, possuem boa venda. Por isso, é importante conhecermos cada vez mais o nosso consumidor”, explica.