CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Organização

Comunicação eficiente na na escola e no trabalho

Compartilhe

Notas adesivas são usadas em cadernos, agendas e até na parede

Quando foram criadas pelo Dr. Spencer Silver na década de 1970, nos laboratórios da 3M, as notas adesivas foram consideradas um produto inovador, mas sem muita utilidade prática. Esse panorama mudou pouco tempo depois, e a empresa norte-americana passou a distribuí-las no mundo todo com a marca Post-it, que até hoje, mais de quatro décadas depois, é sinônimo do produto.

“As notas adesivas Post-it tornaram-se muito mais do que um bloco adesivo para recados. Hoje são usadas como uma solução para criatividade e organização. Tudo isso usando uma ferramenta colorida, divertida e que dá flexibilidade para cada pessoa se expressar da sua própria forma”, ressalta Caroline Aguiar, especialista de produto na Divisão de Papelaria da 3M.

Hoje em dia, as prateleiras das lojas estão repletas de notas adesivas de diversas marcas, cores, tamanhos e preços. Além de sonho de consumo dos apaixonados por papelaria, os bloquinhos têm utilidade prática tanto para quem estuda quanto para quem trabalha.

“O modelo mais vendido da Colacril é o neon de quatro cores. Percebemos que o consumidor final é em maior parte do mercado corporativo, em que as notas adesivas são utilizadas para fazer lembretes e notas, organizar folhas, documentos e tarefas do dia a dia”, conta Ítalo Rodrigues, executivo de contas da Colacril.

Organização nos estudos…
A variedade de cores contribui para o sistema de organização conhecido como color code, que consiste em relacionar cada cor a um determinado assunto, podendo ser utilizado para separar assuntos financeiros, profissionais e pessoais em um planner ou mesmo para definir tópicos durante os estudos.

A universitária Sarah Pimenta (@diarioemat), que cursa licenciatura em Matemática no IFSP, se baseou no color code para criar o seu próprio método de estudos. “Eu costumo assimilar a cor ao conteúdo estudado. De alguma forma isso ativa a minha memória para a matéria e me ajuda a sair do ‘branco’. Por isso, não costumo repetir cores para as disciplinas se elas não tiverem relação entre si”, conta.

Para cada disciplina, ela separa uma cor de notas adesivas, que são utilizadas para diversos tipos de anotações. “Eu uso para colocar lembretes de partes importantes do conteúdo quando estou fazendo listas de exercícios”, finaliza Sarah.

… e no trabalho
O sistema é parecido com o que a publicitária Narayana Santiago, de Santarém (PA), utiliza no seu dia a dia na agência L3N: uma cor para cada cliente. Mas, no caso dela, as folhinhas não são coladas no papel, e sim nas paredes.

“Nós utilizamos muitas notas adesivas aqui na agência para organizar as tarefas. Costumamos usar uma cor para cada cliente, por exemplo: temos um provedor que é verde, uma empresa de perfumaria que é rosa e uma escola de inglês que é laranja”, explica.

Por ser uma ferramenta visual de trabalho, os bloquinhos coloridos também são utilizados para elaboração e organização das grandes campanhas, porque, nesses casos, Narayana e seus colegas de trabalho precisam visualizar as tarefas que já foram finalizadas, as que estão em andamento e as que ainda precisam ser executadas.

“Quando tem alguma campanha grande com várias ações diferentes, eu faço a base de uma cor e cada ação que temos que desenvolver de outra cor, para que a gente possa ter a memória fotográfica das atividades. Eu não sei o que seria da minha vida sem esses papeizinhos”, afirma.

O sistema utilizado na agência L3N é semelhante ao Kanban, criado dentro das fábricas da Toyota, no Japão, que consiste em criar referências visuais com notas adesivas de tamanhos e cores diferentes, para que os funcionários de toda a cadeia de produção identifiquem com facilidade as tarefas que precisam ser feitas, as que estão em andamento e as já foram concluídas.

Esse cenário de utilização das notas adesivas tanto entre estudantes quanto entre colaboradores das empresas é visto como tendência pela 3M. “Uma constatação interessante é que mesmo em um mundo cada dia mais hiperconectado e dominado pelas novas mídias, em que o smartphone reina absoluto, as notas adesivas seguem crescendo fortemente as vendas ano a ano. Somos o mais próximo da mensagem instantânea no mundo off-line.”, finaliza Caroline.

Os blocos adesivos da Colacril estão disponíveis em três tamanhos: 38 mm x 50 mm, 76 mm x 76 mm e 76 mm x 102 mm. A empresa fornece os blocos no tradicional amarelo e em cores neon. Todo os modelos estão disponíveis em embalagens que facilitam a exposição no ponto de venda.

Embora o amarelo-canário seja a cor clássica da marca pioneira na produção de notas adesivas, hoje em dia, o portfólio da Post-it inclui diversas cores e tons vibrantes. Antecipando as tendências do mercado, a Post-it terá três lançamentos para o período de volta às aulas 2020: as Notas para Levar Post-it, que vêm dentro de uma caixinha de papelão, o Calendário Semanal Post-it, o primeiro planner da marca, e as tão aguardadas notas adesivas Post-it na cor preta.

A Tilibra trabalha com quatro cores de notas adesivas com tons neon: rosa, amarela e verde-limão. Além das notas, a linha também tem marcadores de papel. As notas adesivas Tili Notes cores sortidas contam com notas adesivas e marcadores de papel em quatro cores em tons pastel: rosa, amarela, verde e azul. Lançamento da Tilibra, as Tili Notes Tags são marcadores de página produzidos com material plástico, ideais para a marcação de páginas de livros, planners e cadernos.

O cubo com folhas adesivas destacáveis da Jocar Office é prático e pode ser usado também para decorar a mesa de trabalho ou de estudos. Já os marcadores de página em tons pastel da Jocar Office são utilizados para marcar páginas de livros, cadernos, bíblias ou fazer anotações importantes.

Post anterior
Próximo post