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Qolor: autênticas, criativas e coloridas!

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Apaixonadas por tendências, irmãs de Fortaleza unem amor por papelaria à vontade de inovar e lançam Qolor, marca on-line autoral

Basta uma conferida nos stories delas, no Instagram, e se deparar com uma explosão de cores, criatividade e alto-astral. Marcella Art, de 27 anos, e Amanda Petri, de 24, são irmãs, cearenses, e sócias-proprietárias da Qolor, papelaria on-line e criativa de Fortaleza (CE). Fundada em janeiro de 2021, a empresa surgiu durante a pandemia da Covid-19, quando Mah e Mandi – como são chamadas – conseguiram colocar em prática um sonho antigo.

“Apesar de ter sido um momento muito desafiador em escala global, para nós esse foi o pontapé inicial para conseguirmos começar a tornar concreto tudo que imaginávamos para a marca. A partir daí, começamos a pesquisar e nos planejar para tirar esse sonho do papel”, conta Amanda, sócia-proprietária da empresa e graduanda de Psicologia.

A relação das irmãs com o setor surgiu na infância e, sem dúvidas, é carregada por recordações e sentimentos. “Costumamos dizer que a história da marca se mistura com a nossa, porque amamos sempre esse universo! A nossa mãe amava nos presentear com itens autênticos de papelaria e acreditamos que isso gerou uma memória afetiva em nós, muito presente até hoje”, afirma. A ideia de investir em um negócio próprio, segundo ela, nasceu da percepção da carência de produtos diferenciados no segmento, somada à vontade de proporcionar momentos prazerosos, a partir dos itens de papelaria.

“Sentíamos falta de produtos diferentes e com qualidade no mercado, com designs inusitados, criativos, práticos e que deixassem a mesa de trabalho ou estudo com mais personalidade. Também pensamos muito na potência que a arte e a criatividade podem ter em meio a tempos difíceis, e como nossa marca teria a missão de ser ferramenta nesse sentido também”, explica.

Antenadas às tendências digitais, as empreendedoras sempre apostaram em comunicação e interação com o público, inclusive antes da inauguração da marca. O foco, desde o início, era a transparência e o relacionamento. “Uma das primeiras decisões, após ter a ideia do negócio, foi a de compartilhar a construção da Qolor nas redes sociais, havendo uma troca com as pessoas antes mesmo do lançamento de quaisquer produtos. Algo que acreditamos é na criação de não apenas uma marca, mas de uma comunidade criativa, onde há diálogo com os clientes de forma clara, orgânica e gerando valor pra quem acompanha – e a internet possibilita isso em tempo real”, ressalta Mandi.

Nessa época, segundo ela, os conteúdos produzidos eram focados em bastidores e dicas de empreendedorismo. Elas compartilhavam, por exemplo, suas experiências com o Business Model Canvas, ferramenta de gerenciamento estratégico. Também dividiam com o público suas pesquisas de mercado, processo de registro da marca, visita aos fornecedores, dicas de plataforma de e-commerce e, claro, spoilers do primeiro lançamento. “Com isso, as pessoas puderam não apenas ser observadoras do nascimento da marca, mas também co-criar com a gente. Isso gerou uma repercussão muito positiva e levou a Qolor a ter lançamentos de sucesso desde o início”, destaca.

A empresa, que nasceu como um e-commerce, possui site próprio desde o início, e conta com as opções de entrega por frete ou retirada no escritório. Focada em papelaria autoral, criativa e autêntica, a marca comercializa, hoje, planners semanais, mensais e anuais, cadernos, blocos de notas, checklists, mousepads, entre outras mercadorias. “Os nossos produtos são autorais e exclusivos da Qolor. São itens de extrema qualidade que nossos clientes amam para presentear a si mesmos ou a uma pessoa querida. Os campeões de vendas são os nossos planners anuais. Nossos clientes geram muita expectativa em cima desse produto”, comenta.

Além da venda on-line, a Qolor participa de feirinhas em Fortaleza e, hoje, os consumidores também têm a possibilidade de encontrar produtos da marca em São Paulo, na loja Conceito ê, no Shopping Cidade Jardim. “Já conhecíamos o espaço e amávamos passar por lá, sempre quando íamos a São Paulo. Na última vez que a Mah foi, ela mostrou nossos produtos e elas se interessaram bastante. Em seguida, entramos em contato por e-mail para acordar tudo”, recorda. Amanda ressalta que a maioria dos clientes da loja é de Fortaleza, mas que também há público em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na administração do negócio, atualmente, as irmãs contam com uma assessoria financeira e um profissional de contabilidade, mas estão aplicando um processo seletivo para contratar uma estagiária para ajudá-las no dia a dia.

No início do empreendimento, durante o isolamento social, o escritório Qolor funcionava na casa de Mah. Após um período, com a expansão da empresa, as irmãs resolveram investir em uma sala, em um prédio comercial. Recentemente, o espaço passou por uma reforma inovadora. As paredes ganharam novas cores e ilustrações de ondas, desenvolvidas pela Mah, digitalmente. São 36m² de muita arte e personalidade. “Assim que decidimos mudar para essa sala, queríamos deixar tudo muito colorido, como a gente usa na nossa hashtag: #muitoqolor.

Queríamos que a pessoa entrasse e se sentisse dentro de um produto nosso, e fosse impactada por isso. [Queríamos] que fosse uma experiência estar dentro do nosso escritório”, revela. As cores rosa e laranja, presentes na identidade da marca, estão por todo lado, inclusive no teto. Os tons de verde e bege também marcam presença em uma das paredes. “Todo mundo que vai lá retirar um pedido, sempre fica encantado. Acho que a gente conseguiu trazer a essência da marca para algo concreto”, avalia.

Um Q a mais

Criar uma marca não é uma tarefa fácil. Exige dedicação, estudo e planejamento. Para elaborar o nome “Qolor”, de acordo com Mandi, foi feito um brainstorm com listas de diversos nomes que vinham à mente. “Queríamos algo curto, fácil e que desse para ‘brincarmos’ com ele, de várias formas. Quando pensamos em Qolor, sabíamos que era ele. Ou seja, ‘Color’, de ‘cor’, em inglês, mas com ‘Q’, porque nossa marca além de ter como uma das características mais fortes as cores, é também autêntica, inusitada, sempre com um twist, um ‘Q’ a mais, que instiga! E acreditamos que o nome trazia isso”, ressalta.

Essa autenticidade está presente na identidade visual, nos produtos e, com certeza, na produção diária das duas empreendedoras. Antenadas às tendências, os looks, que podemos observar através dos stories e das postagens no feed do Instagram (@qolor.shop), são coloridos e inspiradores. Para elas, a moda e a papelaria caminham juntas. “Quando criamos a Qolor, tínhamos a intenção de a marca ser não apenas uma papelaria, mas também um espaço para tudo que envolve criatividade. Somos uma loja criativa para pessoas criativas! Amamos acompanhar tendências e acreditamos muito que a moda atravessa tudo. Se buscamos nos expressar por meio de nossas roupas ou decoração do nosso quarto, por que nossos objetos de papelaria têm que ser sem graça? Temos como propósito proporcionar uma vida com mais cor, autenticidade, autocuidado e organização, e queremos levar isso para cada vez mais pessoas”, projeta.

Outro diferencial da marca, de acordo com Mandi, é a cocriação com a comunidade, que elas chamam de Qolor Club. “Nós construímos a marca na frente de outras pessoas, as escutando, e isso continua até hoje! Sempre compartilhamos o processo de criação dos produtos, fazemos pesquisa nas redes sociais, mostramos a produção, os bastidores do office… Enfim, criar histórias em conjunto com nossos seguidores é bem importante pra gente”, expõe.

Quem são elas?

Amanda, carinhosamente chamada por Mandi, tem 24 anos, cursa a faculdade de Psicologia e acredita muito na potência da arte e da criatividade na busca por autoconhecimento. Apegada aos seus caderninhos coloridos, ela os utiliza como diário pessoal, espaço para desenhos e outras anotações aleatórias. Mandi acredita muito na frase: “Escrever é a ponte entre o coração e o papel”. Enquanto cria, ama acender uma vela e colocar uma playlist “relax”.

Marcella, que também possui um apelido carinhoso – Mah -, tem 27 anos, é arquiteta e ama marketing digital. Para ela, a criatividade é uma linguagem universal e, por isso, gosta de usufruir das mais diversas fontes de referência. Segundo Mandi, a mente de sua irmã está sempre a mil por hora. Ela se identifica com o inusitado e fora do óbvio. Perfeccionista e apaixonada por papelaria criativa, não abre mão dos detalhes e de uma boa checklist.

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