CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Varejo Volta às Aulas

Crescimento nas vendas animam papelarias

Compartilhe
Papelaria Ipanema Papeis

No Rio de Janeiro, a expectativa é de superação no volta às aulas

Depois de um longo período de estagnação por conta das crises econômica e política do país, as papelarias começam a indicar um aquecimento nas vendas do setor com o volta às aulas. A Confederação Nacional de Comércio Bens e Serviços (CNC) prevê uma projeção de crescimento de 5,8% nas vendas de varejo este ano. Os primeiros dois meses de 2019 já registram um aumento de vendas de material escolar em relação ao ano passado. O fato não só anima lojistas como também atrai atenção das indústrias que também têm voltado a investir em novos produtos.

Essa mudança positiva tem uma explicação para Romulo Pais, diretor comercial da Papelaria Ipanema Papéis. Para ele, a mudança do governo brasileiro aponta para um reaquecimento na economia. “É uma reação em cadeia. A indústria está começando a investir mais em novos produtos. Tivemos vários lançamentos na linha escolar, então isso contagia de forma positiva os papeleiros e também os clientes, que ficam mais animados com a loja cheia de novidades.”, explica Pais.

Papelaria Ipanema Papeis
Para Romulo Pais os lançamentos do setor incentiva a movimentação no volta às aulas.

Por mais que tenha havido uma renovação nos ânimos, Romulo ainda percebe os consumidores com certa cautela nas compras. Afinal, ainda não sabem como as novas propostas políticas e econômicas irão impactar o orçamento familiar. Mas ele acredita que essa vontade de crescer, tanto da indústria brasileira quanto dos lojistas, deve continuar contagiando os consumidores na primeira metade deste ano. “2014 foi nosso último ano de crescimento constante. Depois, de 2015 a 2018, só caiu. Esse janeiro de 2019 é o primeiro que a gente deu uma crescida, mas ainda não chegamos ao que vendíamos em 2014.”, ressalta.

A Ipanema Papéis foi fundada em 1873 pelo o avô de Romulo, o senhor Manoel Pais. Com uma área física de 200 m², a loja continua no mesmo endereço no bairro da zona sul carioca. Também conta com 16 colaboradores e um ticket médio entre R$ 60 e R$ 70. A tradicional papelaria ganhou, este ano, uma filial de 30 m² no Leblon, com dois colaboradores, e especializada em miudezas. A filial já possui ticket médio em torno de R$ 25. A marca também investe no e-commerce: há três anos tem loja virtual e conta com três colaboradores para atendimentos on-line.

Entre os materiais escolares mais procurados, o diretor destaca os que seguem a tendência da moda. “A gente tem uma procura boa por produtos em tons pastel. Cadernos, canetas, marca-texto, mochilas, tudo que vem em tom pastel está vendendo superbem. Está na moda. Começou no final de 2017 e durou o ano passado inteiro. Então acreditamos num crescimento ainda maior para este ano.” analisa Romulo Pais.

A tendência pelas cores pastel também é notada na Art Nit Papelaria. Principalmente com os produtos da linha da Cadernos Inteligentes, utilizados para organização pessoal, empresarial. A linha também conta com design que facilita o manuseio de informações.

De acordo com Hugo Moraes, executivo da Art Nit, o período de volta às aulas de 2019 já registra um crescimento de 30% em relação ao ano passado. As lojas estão lotadas.
“Temos uma equipe bem treinada e eficiente para que a compra em uma das nossas lojas seja uma agradável experiência. Trabalhamos com algumas marcas exclusivas que são objetos de desejo da garotada. Sobretudo algumas linhas de cadernos, mochilas, canetas, estojos etc.”, conta Moraes.

Papelaria Artnit
Hugo Moraes comemora um crescimento de 30% nas vendas de janeiro, em relação a 2018.

Inaugurada em 2001, no centro de Niterói, região metropolitana do Rio, a Art Nit Papelaria começou com o sonho do casal José Carlos e Riva Maria Moraes. Seus filhos, Hugo e Janine, se tornaram sócios dos pais em 2003. Explorando o segmento de papelaria fina e presentes, a família abriu, em 2015, uma segunda loja na cidade. Logo depois, em 2016, expandiu os negócios para o ramo de shoppings, apostando num conceito inovador em papelaria e layout. A Art Nit tem novas lojas-modelo no Plaza Shopping Niterói e no BarraShopping, zona oeste do Rio. “Nós temos, aproximadamente, 65 colaboradores durante o ano e quase 100 nesta alta temporada. O ticket médio das lojas do nosso grupo, neste período, gira em torno de R$ 140”, revela Hugo Moraes.

A loja Caçula, que tem 40 anos de mercado e já foi uma pequena lojinha do Saara, no Centro do Rio, também está acompanhando com boas expectativas a movimentação em suas lojas neste início de 2019. Segundo a equipe de marketing e vendas, os três primeiros meses do ano são os mais importantes. Já que esse período representa quase 40% do faturamento. “Analisando cada uma das nossas 23 lojas, notamos uma variação no ticket médio do período de volta às aulas entre R$ 45 e R$ 60 contra R$ 25 e R$ 30 dos outros meses.”, afirma Rodrigo Lemos, gerente de compras.
Presente em várias regiões dos estados do Rio, Minas Gerais e Espírito Santo, a Caçula possui cerca de três mil colaboradores. Além disso, desenvolve pesquisas para estar sempre por dentro das tendências em estampas e personagens, e políticas de mercado. Assim, oferece boas opções aos clientes.

Papelaria Caçula
Na Caçula a movimentação do volta às aulas, nos três primeiro meses do ano, representa 40% dos negócios da sua rede de lojas.

“Os consumidores estão se mostrando mais atentos ao posicionamento de mercado, preços, marcas e experiência do atendimento, ou seja, estão mais criteriosos na hora de fazer suas compras. Portanto buscam o verdadeiro custo-benefício do produto: qualidade com bons preços”, explica Bruna Castro, profissional de marketing da Caçula.

Para ela, a lista de material escolar com cadernos, mochilas, colas, lápis de cor, canetas hidrocor e estojos só se completa com uma boa experiência na loja e com variedade de modelo, estilo e cor. “Nós estamos muito otimistas. Assim sendo, apostamos em um crescimento de 5% a 8% nas vendas em comparação com o ano passado”, indica.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *