CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Artes e artesanato

Criativas e rentáveis

Compartilhe
papelaria-tintas-para-artes-e-artesanato

Tintas de artesanato alavancam negócios no momento de crise

Com diversas opções de cores, texturas e preços, as tintas de artesanato podem ser um negócio lucrativo para papelarias. Em meio a crise, muitos consumidores estão recorrendo ao artesanato para ganhar uma renda extra. Por isso, a demanda é ampla: artesãos experientes, quem gosta das artes manuais para distração, novos profissionais que procuram alternativas de renda e pessoas que buscam o artesanato como terapia.

Atualmente, há cerca de seis marcas que atendem o mercado: AcrilexCorfixGato PretoGlitterKeramik e True Colors. “Acreditamos que investir em artesanato é investir no consumidor, na cultura regional, é assumir um compromisso de dar opção para o cliente que busca o prazer do hobby ou aquele que busca uma maneira de ganhar dinheiro. Ser uma loja que proporciona isso, por si só, é uma vantagem sobre o concorrente local”, afirma Osni Bernardinelli, gerente de marketing da Acrilex.

Segundo Nara Wollmann, gerente de vendas da Corfix, o segmento está em expansão no Brasil e tem um bom retorno. “Hoje, o artesanato ganhou espaço de produto cultural por ser um artigo feito a mão, único e que remete a uma determinada cultura e estilo de vida”, pondera. A empresa possui aproximadamente 30 tipos de tintas para artesanato, distribuídas em 11 linhas, e as mais vendidas são a PVA e a Decorfix (acrílica fosca), devido a uma maior flexibilidade para vários nichos de mercado.

Como recomendação para aumentar a venda do produto, a Acrilex indica o investimento em funcionários especializados, que entendam das tintas artesanais. A empresa oferece apostila para o PDV com dicas sobre as linhas, principais usos e aplicações. Já a Keramik sugere a exposição das tintas em displays organizados, junto com pincéis e acessórios. “Isso faz com que o cliente que procura um produto específico localize no espaço da loja todos os produtos agregados ao seu trabalho e identifique a papelaria como um lugar em que ele poderá se abastecer continuamente”, explica Lara Vohringer, marketing da Keramik.

A Corfix acha imprescindível a separação do setor de artesanato na papelaria. “Para atrair os clientes se faz necessária a demonstração do produto. A Corfix disponibiliza professores que ministram cursos e/ou demonstrações em pontos de venda. A papelaria também deve possuir funcionários treinados para esse tipo de atendimento”, conclui Wollmann, gerente de vendas da empresa.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *