CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Gestão Retrospectiva 2019

Desenvolver apesar da crise

Compartilhe

Para Romulo Pais, diretor da Ipanema Papéis, o ano de 2019 contou com sete meses de melhor desempenho em relação a 2018 e a boa movimentação de dezembro gera expectativas melhores para o ano que vem. Segundo ele, mesmo em tempos de crise, é possível alcançar sucesso. A abertura de uma filial prova isso. “Tem esse outro lado, eu consegui adquirir uma nova loja”. No entanto, também é um desafio manter outro negócio e transformar sua papelaria em um modelo de franquia.

Romulo também aponta a necessidade de inserido nas redes sociais e de desenvolver uma estratégia de marketing digital. Para o empresário, 2019 foi o ano da consolidação da força dos influenciadores nas redes sociais. “Hoje, eles conseguem levar clientes para as papelarias”, analisa.
Sobre os fornecedores, o executivo lamenta a dificuldade de realizar pedidos com algumas marcas e observa a gradativa substituição delas. “Pelo menos no Rio de Janeiro, hoje temos grandes empresas diminuindo sua área de controle e outras empresas umentando”.

“Está nítido que 2020 será o primeiro ano de crescimento depois de alguns anos de retração. Acredito que no início será leve, mas no decorrer dele teremos retorno bastante positivo”

Romulo Pais, Ipanema Papéis