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Embale o desejo do seu cliente

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Ao presentear, ele quer causar a melhor impressão possível

De um lado, a proximidade do Natal invade o comércio com campanhas de incentivo às compras. Do outro, as grandes lojas de departamento, há algum tempo, passaram a ser mais econômicas no momento de oferecer embalagem aos clientes. Além disso, o consumidor busca ansiosamente valorizar o momento de presentear alguém. Personalizar esse momento é tão importante quanto o próprio presente. É nesse contexto que o varejo de papelaria deve rever seu mix de soluções para embalar presentes.

“Estamos vivendo uma época onde se valoriza muita a personalização. Há muitas pessoas que fazem questão de caprichar na apresentação dos presentes. Às vezes, um presente simples se torna muito especial por conta da apresentação dele”, analisa Danielle Medina, gerente de marketing da Grafon’s. “A papelaria é, sem dúvida, um ótimo lugar para se vender embalagens para presente”, completa.

A afinidade dessa categoria com as papelarias também é identificada pela Fitas Progresso. “Com um olhar mais atencioso dos empresários desse ramo, a papelaria se tornaria o principal mercado de vendas do artigo em um espaço curto de tempo”, avalia Gabriela Furlan, do marketing da empresa. “A papelaria é o ponto de venda mais adequado. Nela, o atendimento é mais personalizado, ela pode apresentar uma ampla variedade”, concorda Marcos Garadetti, gerente de produto da Juta e Cia.

Na hora de montar o mix de embalagens para presente, o lojista tem que decidir o tipo de embalagem ou fazer um mix com um pouco de cada. Os tradicionais papéis de presente concorrem com soluções inovadoras de sacos e laços prontos. Para as lojas com maior área, também há as caixas nos mais variados tamanhos. “Historicamente, a caixa com um belo laço de fita de cetim é a maior caracterização de presente. Causa impacto e impressiona quem está sendo presenteado”, defende Gabriela Furlan. “Caixa e saco têm boa procura. Mas a sacola é campeã de vendas no Sul e no Sudeste, enquanto o papel de presente é o preferido no Norte e Nordeste”, observa Vinicius Franco, do marketing da VMP Papéis.

Conhecer bem o público da loja é fundamental para montar o portfólio de embalagens de presente. “Existe todo tipo de consumidor: aquele que busca praticidade, que acaba optando pelos saquinhos prontos, aquele que gosta de personalizar o presente, comprando o papel, fitas e acessórios para dar um toque especial à embalagem”, lembra Danielle Medina, da Grafon’s. Ela ressalta que uma boa exposição atrai o olhar do cliente e ajuda a girar o produto mais rápido no PDV. Expor embalagens de presente em vitrines, prateleiras das lojas, além de dar maior visibilidade para a estampa do papel, também ajuda a decorar a loja.

Apesar de o produto estar vinculado à sazonalidade das grandes datas comemorativas do varejo, como Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças, presentear pode e acontece todos os dias. Alguns varejistas já perceberam isso e oferecem o serviço de embalar em suas lojas, e acabam fazendo negócios além da venda de papéis, sacos, fitas e caixas.

A empresária Sara Palma, da Papelaria Baiuca, de Lençóis Paulista/SP, identifica em sua equipe quem tem mais habilidade para a tarefa e treina com materiais e técnicas para prestar o serviço. “Você não precisa gastar muito. No YouTube, há vários materiais educativos. Hoje, a loja oferece soluções de embalagens para todo produto, independentemente de ter sido comprado conosco ou não. Esse serviço, atualmente, tornou-se mais um ‘produto’ a ser comercializado. Calculamos o material (papel, sacos, TNT, poli, juta, tecido, fitas) e a mão de obra. Muitas vezes fazemos até a colocação no local, no caso de laços gigantes para concessionárias ou decoração de Natal para clientes corporativos”, explica.

Nossa seleção
Para inspirar na escolha da renovação ou criação do seu mix de embalagens, escolhemos algumas opções para você conhecer.

Laços sempre lindos
A empresa Fitas Progresso atua no mercado com fitas têxteis e soluções para embalagens. O catálogo é enorme, com variadas texturas e estampas. O destaque para as papelarias são os laços prontos e adereços diversos para que a aplicação seja rápida, de baixo custo e com grande valor agregado. Segundo a empresa, os laços prontos levam quatro segundos para serem aplicados. A Progresso atua também no mercado de fitas personalizadas para grandes marcas do varejo.

Elegante rústico
Com material 100% nacional, a Juta e Cia oferece opções de sacos e fitas de juta e fio de sisal. Os sacos são versáteis e atribuem personalidade ao presente. No final do ano, o modelo próprio para garrafas de vinho tem saída certa.

Qualidade acetinada
A Grafon’s, marca do grupo Tilibra, oferece ampla linha de estampas em papéis de presente. O produto é impresso em papel couché de 90 g e apresentado em folhas de 70x100cm, a maior do mercado. O acabamento acetinado da impressão proporciona cores vivas. Os papéis de presente da Grafon’s são acondicionados em rolinhos, embalados em plástico protetor, para não sujar ou marcar o papel, e têm código de barras individual, o que facilita na hora de vender. A empresa disponibiliza o produto em caixas expositoras com opções de 75 ou 150 rolos, com 15 estampas diferentes em cada caixa, pensando nos mais diversos públicos (feminino, masculino, infantil).

Várias opções
Caixas, sacolas, sacos e papéis compõem a linha de produtos da VMP. Os papéis podem ser apresentados em folhas de 50x60cm e 60x96cm e em bobinas de 40cmx100m e 60cmx100m. As cores e elementos das estampas são definidas para valorizar o presente.