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Engajamento para lojas físicas

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Ao longo destes cinco anos de Instagram, pude perceber que existe uma diferença enorme nas contas de empresas que só têm loja física em comparação com as que têm loja virtual. Por isso, o artigo desta edição vai tratar apenas de lojas físicas. Na próxima, vou voltar ao tema e dar dicas para quem tem loja on-line.

No caso de ter apenas loja física, os seus clientes estão, na grande maioria, ao redor da loja. Dependendo, você pode até expandir esse mercado para outros bairros próximos, mas a grande maioria não consegue mais de cinco bairros vizinhos. Esse aspecto é importante quando definimos nossa estratégia de marketing e quando buscamos engajamento dos nossos seguidores nas redes sociais
Quando você tem uma papelaria local, o processo é bem mais fácil que o da loja virtual, mas o retorno é muito mais demorado. Como você é conhecido nos bairros próximos e como não faz entrega para locais mais distantes nem para outros estados, não faz sentido, de início, ter seguidores que não conseguem comprar na sua loja.

Uma ferramenta muito importante é a hashtag (#). Com ela, é possível fazer com que uma foto que você postou apareça em álbuns que potenciais clientes possam procurar. Por exemplo, no caso de uma papelaria local no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, é essencial ter a #copacabana ou # com o nome de colégios próximos ou # com o nome de pontos turísticos próximos. Isso faz com que pessoas que estejam próximas e procurem por essas hashtags consigam visualizar fotos dos seus produtos. Se gostarem, pela proximidade, poderão ir até o local.

Outra dica é postar uma ou duas fotos por dia. Como o foco é a loja física, as fotos podem ser de produtos mostrados por alguém ou até da prateleira. Isso facilita muito, pois basta uma iluminação adequada para que você consiga fazer uma boa foto em poucos minutos. Os stories também são fáceis. Novamente, iremos focar o ambiente da loja, mostrando todos os pontos e alguns produtos. Podem ser feitos stories apenas de produtos, mas o interior da loja é o alvo principal.

Por último, mas não menos importante, é aconselhável interagir sempre com os seguidores e buscar novos em perfis de lojas e locais próximos. Na interação, é importante tentar um diálogo, fazer perguntas, mesmo que seja num comentário da sua foto ou pelas mensagens. Agradecer cada pessoa que começou a seguir seu perfil também é muito importante.

Procure lojas próximas que já façam um trabalho bom no Instagram e clique nos seguidores dela. Verifique se são do mesmo estado e, se o perfil estiver aberto, curta algumas fotos que sejam de paisagens ou de citações e frases, para gerar a curiosidade dessa pessoa no seu perfil. Nunca curta fotos da pessoa ou de situações mais íntimas, para não passar uma imagem inadequada. 

Lembre-se de que a quantidade de seguidores não significa necessariamente que uma loja seja melhor que a outra ou que venda mais. O importante é manter uma rotina de trabalho constante e que gere o famoso engajamento.

Romulo Pais é bacharel em ciências econômicas e pós-graduado em marketing, tem mais de 20 anos no comércio varejista e é diretor comercial da Papelaria Ipanema Papéis.

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