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Gestão

Explorando os cinco sentidos do ponto de venda

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Por Natiele Krassmann

Assim como o consumidor mudou, o ponto de venda evoluiu. O local, que antes era considerado um “armazenamento” de produtos ou serviços, passou a ser um ponto de experiência do cliente com o propósito da marca e do negócio. A atenção deles é agora despertada e conquistada não só pela qualidade do item comercializado naquele local, mais por meio de todos os sentidos, individualizados em importância – há quem seja mais visual, mais auditivo ou mais olfativo.

Nesse sentido, vale explorar na loja o maior número de ofertas para todos esses estímulos, a fim de captar mais clientes, e, realmente, proporcioná-los a melhor experiência, com grande atenção ao detalhe, que pode aumentar ou destruir a admiração e a confiança no negócio. O desleixo, a falta de cuidado, a incoerência do marketing com a oferta no PDV e o mau atendimento, por exemplo, são fatores que afastam pessoas daquele local e prejudicam a imagem e o faturamento.

Tendo em mente que tudo comunica – o mobiliário, a iluminação, a disposição dos produtos, o contato com os atendentes, as cores escolhidas para compor o local, o som ambiente –, tudo deve passar credibilidade à empresa, de modo que sejam fatores determinantes para formar fãs e pessoas que admirem o negócio, seja ele do tamanho ou setor que for.

Colocar uma playlist com músicas que remetam à infância numa loja cujo foco é entretenimento infantil faz todo sentido, assim como montar uma história com “passos” a serem seguidos para uma viagem e experiência única do consumidor na compra do produto, que terá um aroma caraterístico presente no PDV – criado especialmente para esse fim.

Tudo faz parte do encantamento e do envolvimento com seu cliente, para que ele seja seduzido da melhor maneira. Pensar e viver aquela compra ou usufruto do serviço deve ser um momento único, em que a pessoa só viverá naquele local. É necessário manter a singularidade, a curiosidade e os sentidos que vão despertar boas memórias e sentimentos e que trarão vontade de “quero mais”.

Como é um ponto de experiência, tudo é válido para deixar a experiência ainda mais incrível e converter em venda!

*Natiele Krassmann é Co-fundadora da Criamigos, graduada em administração pela PUC/RS

Sobre a Criamigos

Fruto da parceria entre as empresárias Veronicah Sella e Natiele Krassmann, a Criamigos nasceu em 2016, em Gramado (RS), com o objetivo de transformar boas memórias e recordações em um negócio único: a criação de pelúcias personalizadas. Com a proposta de resgatar o brincar, o brinquedo e os momentos em família, a rede de franquias conta, atualmente, com sete unidades espalhadas pelo Brasil, que já transformaram mais de 40 mil ursos em sonhos reais.