PUBLICIDADE

Dia das Crianças: a terceira data comemorativa mais lucrativa do ano

- Publicidade -

A data deve movimentar R$18,8 bilhões no comércio. A papelaria está entre os segmentos que mais cresceram no Dia das Crianças de 2022

O Dia das Crianças é a terceira data mais lucrativa para o comércio (só fica atrás do Natal e do Dia das Mães), de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, em todas as capitais, mostrou que a data deve movimentar R$ 18,8 bilhões no comércio.

A pesquisa Quais as expectativas do mercado para o dia 12 de outubro?, feita pelo Globo e divulgada no último dia 13, apontou dados que indicam o que os comerciantes podem esperar para 2023. Realizada por meio da plataforma PiniOn, a pesquisa ouviu 1.200 pessoas de diferentes idades e classes sociais, e revelou que 89% dos respondentes pretendem comemorar a data.

Com base nos dados do Serasa Experian, a pesquisa mostrou ainda que as vendas no Dia das Crianças em 2022 bateram recorde, com a melhor performance dos últimos 10 anos. O movimento do comércio cresceu 6,4% nas semanas que antecederam a data e o final de semana anterior, registrou um aumento de 5,2%, em comparação à 2021. “Livrarias, papelarias e afins” está entre os segmentos que mais apresentaram crescimento no período citado, com 15,8% de aumento.

A proprietária da Loucos por Papelaria, Graciele de Lima Faria, considera essa data muito importante e prevê um aumento de 30% em suas vendas. “Para esse ano, a Loucos por Papelaria está buscando proporcionar sugestões de presente para estimular a criatividade das crianças, pois esse estímulo desde cedo é fundamental para o desenvolvimento infantil”, afirma. A papelaria está no mercado virtual há seis anos e, há um ano e meio, conta também com um espaço físico em Curitiba, no Paraná.

Para atrair os clientes, a Loucos por Papelaria montou o “Kit Crie Brincando”, como uma sugestão de presente para comemorar a data. O kit contém um caderno com sistema de disco e outros itens que contribuem para incentivar o lado lúdico dos pequenos. “Esse caderno permite às crianças colorir e apagar a capa quantas vezes desejarem e também tem a possibilidade de criar sua própria capa. Esse tipo de produto pode ser altamente atrativo para crianças criativas e pais que valorizam a educação e a sustentabilidade”, revela.

Segundo a gerente de marketing da Summit, Larissa Polesello, as datas comemorativas, incluindo o Dia das Crianças, oportunizam um maior giro de produtos no ponto de venda. “Cada vez mais vemos uma procura por itens de papelaria assumindo o papel de presente, podendo ser uma opção aos pais, avós e tios que não querem comprar brinquedos nestas datas. Para o segmento de papelaria, com foco de vendas muito concentrado no volta às aulas, o Dia das Crianças serve como um termômetro do comportamento de compra dos consumidores e do quanto o mercado está aquecido”, afirma.

Como opção de presente para essa data, a Summit sugere as maletas artísticas da Tris. Elas são temáticas e trazem personagens famosos entre os pequenos. O material está disponível em versões de 24 e 42 peças e conta com itens para colorir e desenhar que estimulam a criatividade e a imaginação.

A data é uma boa oportunidade também para as papelarias que investem em brinquedos. De acordo com a pesquisa do Globo, houve um aumento na intenção de compra de brinquedos educativos e essa categoria ocupa o segundo lugar nas preferências para esse ano, ficando atrás somente do setor de vestuário.

O CEO da Xalingo Brinquedos, Rodrigo Ebert Harsteln, espera um Dia das Crianças muito bom. “A economia tem dado sinais de melhora com redução do endividamento das famílias e queda de juros. E como no Brasil, a criança é o centro da família, havendo recursos, pais, mães, avós, padrinhos, praticamente todos os membros investem em brinquedos e outros presentes nesta data”, ressalta.

A Xalingo traz como opções uma nova licença LOL Surprise, jogos de tabuleiro e versões inéditas do Brincando de Engenheiro (Brincando de Engenheiro Dinos e o Brincando de Engenheiro Spidey). A empresa lançou também um produto especial em comemoração aos 60 anos da Mônica: o Bate Pinos Turma da Mônica.

O Dia das Crianças está chegando e essa pode ser uma ótima oportunidade para impulsionar as vendas de sua papelaria. Pense nas estratégias que mais funcionam para o seu negócio e capriche nas ideias para atrair não só as crianças, mas todos os adultos que possuem crianças na família.

A Papelaria Aquarela, de Goiânia (GO), aproveitou a oportunidade para promover uma ação social e preparou uma campanha de arrecadação de brinquedos para uma creche da cidade, que vai beneficiar diversas crianças. Cada pessoa que fizer uma doação, receberá desconto ao comprar na loja e ainda vai concorrer a um prêmio. “Na semana do Dia das Crianças, vamos deixar uma caixa de recolhimento na loja e quem levar um brinquedo, vai ter 10% de desconto na loja”, conta a proprietária Lila Ferreira Monteiro.

- Publicidade -

Gostou desse conteúdo? Compartilhe e sinta-se à vontade para publicar no seu blog ou site! Dê o crédito assim: Fonte - Revista da Papelaria

PUBLICIDADE

Artigos relacionados