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Mundo Digital

Ferramentas de marketing digital

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Nesta edição, farei um apanhado geral das ferramentas de marketing digital mais usadas e com o melhor retorno para empresas de pequeno e médio porte. Mas, antes disso, vou falar sobre essa nova categoria que, hoje, está presente em todas as empresas que têm o objetivo de interagir e procurar novos clientes.

Marketing digital é toda e qualquer forma de contato com o público em geral a partir de um dispositivo digital, como celulares ou computadores. Rede social, e-mail marketing, Google, entre outros, são os meios utilizados para fazer essa ponte de interesse entre o que você quer mostrar e o que o cliente gostaria de ver.

Descobrir exatamente o que ele quer conhecer ou comprar é o X da questão. Temos que usar ferramentas para medir cada propaganda ou postagem e verificar qual o grau de interação que os consumidores tiveram. Assim, você poderá focar melhor cada ação de marketing.

Listarei algumas das melhores ferramentas usadas

Software de e-mail marketing – como já comentei em outra matéria, o e-mail marketing é um dos principais canais de relacionamento com os clientes. Depois que o visitante tem o primeiro contato com sua empresa e se transforma em lead, ou seja, uma oportunidade de negócio, é por meio do e-mail marketing que você vai se comunicar com ele, oferecendo mais conteúdo até que ele esteja pronto para ser abordado.

Plataforma de análise (Analytics) – mensurar os resultados de suas ações on-line é essencial para que você consiga obter os melhores dados do seu negócio. Isso pode ser feito por meio da utilização das plataformas de análise. A principal vantagem de utilizar esse tipo de plataforma está na avaliação e compreensão do engajamento de visitantes com o site. Com isso, é possível medir o retorno sobre o investimento (ROI) das ações realizadas e detectar quais ações e estratégias estão gerando mais resultados para atrair e engajar o público.

Software de monitoramento de redes sociais – esses sistemas de monitoramento de mídias sociais ajudam a otimizar ações nas principais redes. Essas ferramentas estimulam o ganho de produtividade por meio do pré agendamento de postagens, possibilitam fazer um acompanhamento das menções à marca e avaliar o engajamento e resposta ao conteúdo e à base de seguidores.

Com essas ferramentas, você terá um direcionamento correto para todas as ações de marketing, gerando uma redução de custo e poupando muito tempo. É necessário enfatizar que nem sempre essas ações revertem em aumento nas vendas. Isso é uma consequência a longo prazo. O que importa, de imediato, é que sua marca está ganhando visibilidade e credibilidade junto ao público-alvo.

Na próxima edição, falarei sobre como interagir melhor com os seus seguidores nas redes sociais, fazendo com que eles se transformem em indicadores da sua marca para outras pessoas.

Texto: Romulo Pais

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