Google Analytics --> Impossível viver sem - Revista da Papelaria
CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Eventos

Impossível viver sem

Compartilhe
Paperworld 2019

Imagine um lugar que instigue você a questionar o futuro do seu mercado. Um lugar que inspire você a descobrir uma nova perspectiva. Que sugira novas tendências e que possibilite que você faça negócios com tradicionais e novas marcas. Esse lugar existe para o setor de papelaria! Ele se materializa na Alemanha durante a Paperworld

Em 2019, a maior feira do segmento de papelaria, a Paperworld Frankfurt, aconteceu de 26 a 29 de janeiro. O evento reuniu 1.668 expositores, de 64 países, que apresentaram suas novidades e produtos, organizados por segmentos nos diferentes halls do gigantesco pavilhão de exposição da Messe Frankfurt, na Alemanha.

A Messe, promotora da feira, é uma empresa pública com participação de 60% da cidade de Frankfurt e 40% do estado de Hesse e esbanja organização e conforto para os visitantes. No caso da Paperworld, foram 33.010 profissionais, sendo 10.110 deles da Alemanha e 22.900 de outros países. Eles contam com facilidades como estação do metrô dentro do pavilhão, diversas chapelarias, conexão de internet grátis e variados locais para refeições.

A palavra está em alta:

Simplicidade nas formas, requinte na utilização dos materiais e muita personalidade com o uso de frases cheias de atitude e humor. Destaque para a empresa alemã cujos cartões têm como diferencial ter suas mensagens datilografadas uma a uma e assinados.

E a natureza também! Movimento apontado no painel Tendências 2019/2020, a proximidade com os elementos da natureza podiam ser vistas em todo lugar. As padronagens com folhagens, frutas e plantas, assim como, texturas que remetem a madeira ou ao couro, foram temas vistos em várias linhas de produtos.

Os visitantes respondem com seu alto nível de poder de decisão. “É excelente a qualidade do visitante da Paperworld. Isso, aliado ao networking internacional que acontece durante o evento, é fator decisivo para a qualidade da feira”, avaliou Detlef Braun, membro do Conselho Executivo da Messe Frankfurt. “O comércio varejista aprecia o amplo mix de produtos que é encontrado na Paperworld. E ainda aproveita as oportunidades oferecidas pelo programa de palestras, fóruns, apresentações especiais e as novidades apresentadas nas feiras Creativeworld e na Christmasworld, que acontecem em paralelo”, destaca Thomas Grothkopp, diretor-geral da associação do comércio varejista do segmento.


Pelo lado dos expositores, o contentamento também é uma realidade. “Os fornecedores tiveram oportunidade de encontrar com seus clientes de todo o mundo. O evento é a melhor plataforma de comunicação no início do ano. Conseguimos ter uma visão global do mercado”, comemora Thomas Bona, diretor-geral da associação alemã das indústrias do setor.

Novidade made in Brasil

Oportunidade e visão global também norteou a decisão da Isoflex de participar pela primeira vez da Paperworld. A empresa até pouco tempo se dedicava ao mercado industrial e corporações com peças de sinalização interna de produção. Mas agora está em plena campanha de ampliação do mercado para o varejo, decidiu marcar presença da feira. “O evento trouxe muitos resultados positivos e agora estamos com grande expectativa de crescimento. O mercado internacional traz oportunidades de exportação em grandes volumes. Pessoas de mais de 50 países diferentes passaram pelo nosso estande. Já estamos com diversas cotações da Europa, Oriente Médio e África. A Paperworld faz por merecer o nome de feira internacional: pessoas de todos os continentes estavam lá presentes. Temos bastante trabalho pela frente”, avalia Carolina Wolfart Hartmann, diretora de marketing da empresa que, agora, já conta com centro de distribuição na Europa.

Além da Isoflex, no mesmo hall, a fabricante de cadernos Credeal marcou presença na Paperworld mais uma vez. Em uma área diferente, porém no mesmo pavilhão, acontecia a Creativeworld, feira dedicada aos artigos para manualidades, hobby criativo e artes. Foi lá que a Acrilex marcou presença com seu estande sempre bem localizado. A empresa, que este ano completa 55 anos de atuação (ver matéria especial nesta edição), participa do evento com o objetivo de manter o relacionamento com sua rede de revendedores e distribuidores internacionais, que sempre frequentam a feira.

Presença brasileira:

Acrilex, Credeal e Isoflex foram as empresas brasileiras que participaram do evento na Alemanha. Destaque para a estreante Isoflex, empresa do Paraná que está investindo fortemente no segmento de papelaria.

Como será o trabalho nos escritórios no futuro?

Entre estandes arrojados, cheios de produtos, executivos e compradores, uma grande instalação chamava a atenção. O Escritório do Futuro, com curadoria do arquiteto André Schmidt, de Berlim, foi o local concebido para receber exposição conceitual, palestras e produtos de algumas marcas selecionadas. A proposta geral era mostrar como o uso dos ambientes deve ser flexível. As palestras e a exposição Escritório do Futuro oferecem insights para reflexão sobre como mobiliário, acessórios e iluminação vão afetar a qualidade e a produtividade funcional dos escritórios.

Papelaria social:

Cartões de expressão social, artigos de festas e embalagens para presentes têm um hall especial de exposição.

“No contraponto da digitalização e urbanização, nossa visão sobre vida e trabalho estão mudando visivelmente. Curiosamente, o foco está menos na tecnologia do que nas pessoas”, explica Claudia Herke, da agência do escritório de design Bora.Herke.Palmisano, responsável pela concepção da mostra. “O foco é o bem-estar”, resume. E, no contexto dessa exposição, e entre palestras, marcas tradicionais apresentaram seus produtos e soluções.

A Legamaster mostrou quadros brancos e telas de apresentação; a Wilkhahn exibiu cadeiras ergométricas; a estreante Moresy participou com seus móveis e estações de trabalho que têm rodízios e puxadores e se transformam em verdadeiras “malas”. A melhor tradução do conceito da mostra nasceu da necessidade de seu fundador, um executivo de vendas sem endereço fixo para atendimento, que identificou a necessidade de “carregar” seu escritório para qualquer lugar. “O Escritório do Futuro apresenta o conceito perfeito: funcionalidades múltiplas, mobilidade, flexibilidade. Nosso produto combina perfeitamente com a apresentação”, avaliou o fundador Jens Bruins.

Foco na impressão:

A feira mantém uma área exclusiva para as empresas de insumos de impressão, como cartuchos de tinta e laser. Mas, o destaque em impressão na Paperworld, não precisava de nenhum desses materiais. A impressora portátil 3D da Polaroid roubou a cena.

O que veremos na próxima temporada?

A aposta dos curadores da mostra Tendências 2019/2020 para o mercado de papelaria é que a elegância é capaz de traduzir a coexistência da simplicidade e da opulência. Na prática, eram vistos grafismos delicados ao lado de texturas naturais. O escritório Bora.Herke.Palmisano organizou as tendências em dois movimentos: Urban + Pristine (urbano e intocado) e Graphic + Particular (gráfico e personalizado). O primeiro é inspirado nos designs da Escandinávia e do Japão, com uma paleta de cores que varia do cedro vermelho, abeto e grafite a jeans, tons suaves de madeira e branco-sujo. “A tendência de artigos de papelaria Urban + Pristine destaca-se pela sua proximidade à natureza e realça o estilo autêntico e consciente da conservação de recursos”, detalha Claudia Herke.

Já a tendência Graphic + Particular reúne desenhos predominantemente geométricos. Com referência na arquitetura moderna, impressões de meio-tom, estruturas de treliça, impressões e colagens. A paleta de cor fica entre azul-menta, tangerina, rosa, marrom claro e anêmona azul profundo, aplicados com forte presença do preto e do branco. O toque especial e moderno dessa tendência surge dos brilhos metálicos de alumínio dourado, bronze e colorido.

Office:

Marcas tradicionais ao lado de outras contemporâneas apresentaram soluções para os escritórios que valorizam funcionalidade e estética.

Aceitação mundial

O mix de negócios, conhecimento e exposição conceituais é uma fórmula acertada para a Paperworld. Pesquisa realizada entre expositores indica que cerca de 80% deles alcançaram seus objetivos na feira. Além disso, 92% dos visitantes registraram satisfação com a variedade de produtos apresentados. “Eu me inspiro nas tendências e produtos apresentados na Paperworld. Estar aqui é fundamental para que nossa papelaria se destaque das demais. Estou sempre ligado à procura de produtos especiais de escritório e instrumentos de escrita. Aqui na Paperworld, eu encontro esses produtos”, declarou Anne Schwarz, da papelaria alemã Kargl.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *