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Mundo Digital

Influenciadores digitais: não tem como ignorá-los

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A edição da feira Escolar Office Brasil deste ano foi a primeira em que a organização utilizou influenciadores digitais específicos de papelaria para realizar a cobertura ao vivo de todo o evento por meio do Instagram. Achei muito interessante como os organizadores se adaptaram bem para mostrar aos fabricantes e lojistas a força que eles têm para influenciar os consumidores amantes de produtos de papelaria.

Mas, ao mesmo tempo, fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que desconheciam completamente o trabalho dos influenciadores – por não acreditar ou por falta de conhecimento mesmo.

Participei como convidado de uma palestra onde estavam presentes duas influenciadoras, uma de apenas 11 anos e outra de 27, e vi estampado no rosto dos espectadores a expressão de surpresa quando elas falavam do trabalho e da capacidade de testar e explicar a funcionalidade dos produtos. Isso passou para mim uma alegria por saber que as pessoas ali presentes estavam ganhando um conhecimento que usariam assim que acabasse a palestra.

No dia seguinte, palestrei sobre o tema que explicava como conciliar loja física, loja on-line e redes sociais e, aproveitando o gancho do dia anterior, falei sobre os influenciadores. Fazer parcerias com essa nova oportunidade de marketing é de vital importância para o destaque estratégico de sua loja nas redes sociais. 

Os influenciadores digitais têm um poder de penetração que nenhuma loja consegue alcançar pelo simples fato de os seguidores não enxergarem isso como uma propaganda paga, que tem o intuito de vender mais, mas como um trabalho que tem a simples função de explicar e orientar os seguidores.

Essas parcerias podem ser de várias formas. As mais comuns são o envio de produtos para o influenciador postar no perfil e stories e o envio de um kit bem diversificado para que o influenciador faça a propaganda de um sorteio, no qual, geralmente, os participantes têm que seguir o perfil dos influenciadores e o da marca. A loja fica responsável pelo envio de um mesmo kit para o ganhador. Com essa ferramenta, você adquire muitos seguidores. E é importante não parar de fazer sorteios, manter um sempre ativo no perfil para não perder aqueles que já conquistados.

A escolha do influenciador deve ser de acordo não só com o número de seguidores que ele tem, mas, principalmente, com o conteúdo que publica no perfil. Isso faz com que os seguidores interajam mais com ele e, consequentemente, tenham interesse em seguir a loja que eles indicam.

O perfil deve estar sempre atualizado, com fotos que chamem atenção desses amantes de papelaria, para que eles não deixem de seguir a sua loja e a divulguem de maneira espontânea para os amigos.

Autor: Romulo Pais