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Interagindo com os seus seguidores

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Antes de tudo, vamos esclarecer. Seguidor é toda pessoa que escolheu acompanhar sua marca na internet, seja na página da sua empresa no Instagram, Facebook ou YouTube. Independentemente da rede social em que sua empresa esteja, é importantíssimo manter coerência na interação com seus seguidores.

Uma pessoa pode ter mais de um perfil e todos podem seguir a sua marca, então, imagine que um cliente pode testar sua imparcialidade e coerência fazendo a mesma pergunta usando diferentes perfis. Além disso, a linguagem usada é importantíssima. Analisando seus seguidores, você saberá qual a maneira correta de responder. Se o seu público é mais infantil, utilize os emoticons e uma linguagem mais espontânea; se os seguidores forem mais velhos, use uma linguagem mais formal. A identificação do público que segue suas páginas também é importante para definir suas estratégias de marketing. Veremos isso em outro artigo.

Se os seus seguidores são crianças e adolescentes, você terá que levar em conta a velocidade de resposta. Esse público é imediatista. Devido ao uso exagerado da internet, eles têm respostas de maneira muito rápida e, quando querem tirar uma dúvida, gostam que isso também seja assim. É preciso saber explicar todo tipo de problema. Eles não que rem saber se a questão é do comercial ou do marketing. Quanto mais rápida for a resposta, mais credibilidade sua marca conquistará com o público.

Ter o controle de todo o operacional da loja é de suma importância e é o que faz toda diferença com relação às grandes lojas que são divididas em vários setores. Por exemplo, quando um produto está em falta e o cliente pergunta quando chegará, se for o responsável ou dono que estiver respondendo, essa pergunta será fácil. No entanto, se for uma empresa de marketing que você contratou, como as grandes lojas fazem, essa resposta poderá levar mais de um dia. Isso é tempo suficiente para o cliente comprar em outro lugar.

“Eles são possíveis clientes e você deve aprender a preservá-los. Eles podem ajudar sua empresa a crescer ou podem gerar muitos problemas.”

As perguntas são diversas, mas existem muitas que se repetem, então, é importante você formular padrão de respostas, assim, ganhará agilidade e terá uma resposta bem elaborada para os seguidores. Em nenhum momento você deve ser grosseiro. Mesmo que seja ofendido, não responda da mesma maneira. Simplesmente informe que aquele tipo de resposta não é aceitável e avise ao seguidor que ele será bloqueado. Você sempre estará no comando, a conta é sua, a decisão de seguir ou não a sua página é totalmente do cliente, mas você pode bloquear os indesejáveis.

Seus seguidores são possíveis clientes e você deve aprender a preservá-los, porque muitos são formadores de opinião. Eles podem ajudar muito sua empresa a crescer ou podem gerar muitos problemas.

Texto: Romulo Pais

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