CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Varejo

Jeito novo de fazer volta às aulas

Compartilhe
Papelaria Art Nova

Mobilidade nos negócios: esse foi o caminho encontrado pelo empresário de Londrina para se destacar no setor

A Papelaria Art Nova, em Londrina (PR), revolucionou a maneira de fazer o tradicional volta às aulas e teve, de 2016 a 2018, crescimento de 430%. A papelaria também recebeu, na última temporada escolar, cerca de cinco mil clientes no que é chamado de outlet. Para atender à demanda escolar, o empresário Luiz Fernando Delfial de Souza, proprietário da Art Nova, monta uma área de 1.000 m², incluindo o estacionamento da loja, para expor todo o estoque disponível, variedade de produtos de primeira linha, equipe treinada e ainda espaço para playground para a criançada brincar e os pais se sentirem tranquilos na experiência de compras.

Mas Luiz Fernando teve que ter uma dose extra de persistência para chegar a esse nível de empreendedorismo. Ele começou trabalhando em uma papelaria, tirando cópia. Com 17 anos, já gerenciava o almoxarifado e cuidava de compras, reposições, estoque e ampliações de produtos. Com 20 anos, ele se desligou da empresa e vendeu o som do carro a um amigo para, com o dinheiro, abrir seu CNPJ. Não tinha verba para o estoque inicial da sua papelaria. “Abri a Art Nova em 1999 graças ao Eduardo Vasconcelos, representante da Tilibra, que me deu crédito. Fiquei um ano trabalhando de casa, me endividei, vendi o carro para me acertar. Pensei várias vezes em desistir. Mas meu diferencial foi a persistência”, conta.

Uma ideia que mudou tudo

O foco da Art Nova, durante 20 anos, sempre foi o mercado corporativo. Tanto que a loja física deles é um galpão, com venda forte pelo e-commerce. Até que o filho de Luiz Fernando foi para a escola e a esposa do proprietário teve que comprar o material do pequeno. “Minha esposa pegou os itens que eu tinha na loja e acabou indo em mais dois locais para comprar a lista completa. Fiz uma pesquisa de mercado, conversei com muitos conhecidos com filhos em idade escolar e apresentei a ideia de vender tudo pelo site, com a lista cadastrada, facilidade de comprar tudo em único lugar e receber no conforto da sua casa. A ideia foi aprovada e, a partir daí, criei o site com e-commerce e iniciei o nosso volta às aulas”, explica.

Trabalho em equipe

Luiz Fernando visitou as escolas de Londrina e fez diversas parcerias. O nome da Art Nova vai vinculado às listas de material das escolas parceiras. “Com isso, tive um grande crescimento. Fiz um trabalho diferente também no atendimento às escolas. Me especializei e comecei a fazer consultoria com as listas”, completa.

As listas escolares ficam disponíveis para os pais acessarem no site da papelaria. “Tenho clientes de listas de material escolar no Brasil todo”, orgulha-se. O e-commerce representa 30% do faturamento da Art Nova e, no volta às aulas, esse número sobe para 60%. “Para 2019, eu tirei as tendas do estacionamento e fiz uma cobertura para dar mais conforto aos clientes. Estou indo para o terceiro outlet com uma grande expectativa de crescimento, em torno de 30%”.

Paixão para o sucesso

Com 41 anos, Luiz Fernando trabalha com papelaria há 25 e diz que ama o que faz. “Sempre falo para os meus funcionários que o nosso diferencial é buscar sempre fazer algo diferente para que o ano seja diferente. Sejam mudanças internas, no estoque, no sistema, no site, em contratações, iniciativas de venda etc. Sempre estou fazendo algo para trazer mobilidade para dentro da empresa. Isso me enriquece em conhecimento, me traz abertura para novos negócios. Tem sido muito positivo!”, aconselha. E esta é exatamente a dica que Luiz daria a outros empresários do setor: ter a iniciativa de mudança. “Não ficar estagnado. Uma empresa ou está em ascensão ou em queda. Não existe equilíbrio. É o que eu penso”, finaliza.


Empresário, qual é o seu patrimônio?

“Antes, eu me preocupava muito com a estrutura, com o estoque, com a parte mobiliária da empresa. Mas, hoje, eu vejo que meu maior patrimônio são as pessoas que estão ao meu lado, que estão ajudando a mercadoria a sair da prateleira e chegar à mão do cliente.
Este ano tive a iniciativa de começar uma consultoria de recursos humanos para fazer um organograma da empresa, para organizar nossa estrutura e para as pessoas que chegarem aqui conseguirem enxergar o que é a Papelaria Art Nova, quais são seus objetivos no mercado e aonde elas poderiam chegar junto com a gente.


O sucesso da Art Nova se deve também às pessoas que passaram pela empresa, que se dedicaram e fizeram a diferença para nós. Eu não cheguei aqui sozinho. Todo esse processo não é mérito somente meu”.


Além do óbvio

Luiz Fernando organiza um evento em sua papelaria com a participação de escolas convidadas e indústrias parceiras para apresentar as novidades do mercado. Na oportunidade, ele vende a ideia da lista escolar on-line que a Art Nova oferece.

Nesse evento, o empresário também lança a Campanha Inteligente, uma realização com a Rede Massa (SBT), em que Luiz Fernando Delfial é patrocinador e busca arrecadar mochilas, estojos, lancheiras e todo o material de papelaria que esteja em condição de uso para ser doado a uma criança carente. A pessoa interessada em participar também pode comprar um kit de material novo e doar. “Este ano foram 250 kits completos e mais de 500 crianças assistidas pela campanha”, conta. Bacana, né?


Papelaria Art Nova

Cidade: Londrina/PR
Fundação: janeiro de 1999
Equipe: 20 pessoas
Região de atendimento: no corporativo, as cidades de Londrina, Cambé, Rolândia, Ibiporã e Jataizinho; no e-commerce, todo o Brasil
Área: 700 m²
Serviços: consultoria de lista de material escolar às escolas
Perfil do cliente: corporativo e escolar
Ticket médio: R$ 500
Mix: 6.500 itens
Checkouts: 4, no volta às aulas
Melhores fornecedores: Acrilex, DAC, Dello, Faber-Castell, Foroni, Henkel, Pilot, Polibras e Tilibra
O que precisa ser discutido no mercado: “Imposto único, no momento da venda, e acabar com a guerra fiscal entre os estados”
www.papelariaartnova.com.br

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *