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Milhões de clientes ao seu alcance

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Papelaria Milhões de clientes ao seu alcance

Aprenda a usar o Facebook da melhor forma com quem entende: o próprio!

Você é capaz de adivinhar quantos brasileiros estão conectados ao Facebook? Fique sabendo agora: 99 milhões! Isso quer dizer que não importa o tamanho do empreendimento; o Facebook pode aumentar o alcance do público. Sua loja possui a página virtual? O primeiro passo é criá-la, que pode ser feito de duas formas: por meio de um perfil pessoal na rede social, clicando em “Criar página” ou por meio do www.facebook.com/business, que, além de ajudar como funciona, dá acesso a casos de sucesso de empresas de todos os tamanhos.

Mas de nada adianta criar a página da empresa se não for possível alimentá-la. Além disso, a única maneira de se aproximar do público é fazer as postagens e descobrir o que dá mais certo. “No Facebook, costumamos dizer que não há regra. O importante mesmo é testar fotos, textos e horários, sabendo que o que dá certo numa semana, na próxima, pode não dar mais”, destaca Mariana Matias, especialista de conteúdo da rede social.

Revista da Papelaria compilou as principais dicas do Facebook com foco em pequenas empresas, dadas durante palestras no Rio Artes Manuais. O evento foi realizado em março, no Rio de Janeiro. Confira:

• O visual importa. Não mude o ícone da foto da página. As pessoas precisam identificar seu negócio. Já a foto de capa faz o papel de vitrine da loja e deve ser trocada sempre. “Mas a pessoa que visitar tem que ‘bater o olho’ e saber o que você vende”, alerta Mariana;

• Não é necessário dizer diretamente “compre meu produto”. Em vez disso, conte histórias. Tenha em mente estas três palavras: exclusividade, qualidade e necessidade. Mostre o diferencial dos itens, publique promoções, mudanças, melhorias, eventos e aproveite as datas comemorativas para postagens;

• Textos curtos, entre 100 e 250 caracteres, costumam se sair melhor;

• Usufrua do poder das imagens! Fotos e vídeos sempre se destacam. Mas lembre-se: devem conversar com o texto, ter boa definição, ser coloridos e, de preferência, mostrar pessoas e objetos reais;

• “As pessoas gostam de se ver”, afirma Mariana. Poste fotos de clientes usando produtos e de visitantes que estiveram na papelaria. Mostre o estabelecimento e os bastidores do negócio;

• Dar dicas é uma ótima forma de atrair o público virtual. Ensine a usar um artigo que venda na papelaria, por exemplo, como cobrir um objeto com tecido autoadesivo. Opte pelo vídeo para isso;

• Pergunte o que seu público acha dos produtos e serviços da loja, peça para os clientes deixarem classificações ou avaliações na página e sempre responda às dúvidas dos consumidores. Detalhe: não deixe erros de português!

• Compartilhe outras postagens, desde que tenham a ver com sua página. Se for notícia, verifique a autenticidade;

• Tão importante quanto postar é acompanhar o link “Informações”. “É o resumo do desempenho da página. Você pode ver número de curtidas, alcance das publicações, envolvimento e, assim, identificar o que seu público gosta, o que dá certo”, explica Mariana.

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