CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Mundo Digital

Minha Escolar Office Brasil

Compartilhe

Nesta edição especial para Escolar Office Brasil 2019, a coluna será um pouco diferente. Vou contar sobre minha experiência resultante da participação em 18 edições dessa feira. Ao entrar para o segmento de papelaria, estava necessitando de informações sobre esse setor. Sempre trabalhei no comércio, mas em outro ramo.

Fui buscar informações em revistas especializadas e encontrei a Revista da Papelaria. Imediatamente, assinei o recebimento e entrei em contato para saber se poderiam enviar edições antigas. Para a minha surpresa, recebi várias, inclusive de anos anteriores. Isso foi ótimo, pois a minha fome de conhecimento agora tinha o alimento necessário. Em uma dessas edições, vi uma propaganda da antiga Feira Escolar Brasil, que acontecia no Anhembi. Era uma das maiores feiras do ramo de papelaria no mundo. Algo incrível! Saber que eu poderia ter um contato maravilhoso com essa gigantesca feira fez meus olhos brilharem! Comprei a passagem rapidamente e reservei o hotel por três dias, pois queria aproveitar ao máximo esse evento.

Pronto. Chegou o dia! Eu estava há apenas cinco meses no setor de papaelaria, mas já tinha lido muito sobre todos os assuntos. O único problema é que eu não conhecia ninguém. Não permiti que isso abalasse a minha empolgação, já que estava disposto a correr atrás das minhas ambições.

Infelizmente, a visita à feira não foi como eu esperava. Era só andar, andar e andar sem falar com ninguém. Eu não tinha conhecimento para compartilhar experiências. Entrava nos estandes e esperava bastante tempo para falar com o representante responsável pela minha região. No final da conversa, acabava não fazendo nenhum pedido, até porque essa não era minha intenção. Estava saindo de um segmento onde as feiras eram para estreitar relacionamento, fazer novas amizades e não existia essa necessidade de comprar.

Mesmo assim, a experiência foi válida. Tive contato com muitos fornecedores e produtos que eu levaria alguns anos para conhecer ao vivo. No início deste ano, recebi algumas mensagens de influenciadores digitais perguntando sobre a feira: como poderiam participar, qual o melhor local para hospedar e como andar pela feira.

Isso me fez lembrar da minha primeira vez lá e resolvi tentar ajudar. Criei um grupo no WhatsApp para passar informações para todos e me propus a ser um tipo de guia que entra em contato com as empresas antecipadamente, para que, no dia do evento, um responsável pelo marketing de cada empresa possa dar aos influenciadores a atenção que merecem. Eles adoraram, e o grupo foi crescendo muito mais do que eu esperava.

Entrei em contato com os expositores e todos compraram a ideia de poder falar com um grupo de uma só vez e poder presentear com os produtos que eles tanto adoram.

Essa ideia gerou uma cadeia superpositiva na Revista da Papelaria e na própria Escolar Office Brasil, fazendo com que eles tivessem o destaque merecido. Participar de um evento com essa proporção é uma honra. Olhando o mapa de 2019 e comparando com o ano passado, verifiquei um expressivo aumento dos expositores. Isso retrata um otimismo por parte dos fabricantes com a economia do país.

Estarei no dia 5 de agosto, no Fórum da Papelaria, às 16h, falando sobre interação de loja física, loja on-line e redes sociais. Aguardo todos vocês. Boa feira para todos!

Texto: Romulo Pais

Post anterior

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *