Daniel Paciornik, fundador e diretor geral da marca evertop, falou sobre o início da trajetória no setor, venda para o atacado e perspectivas para o futuro no Papo de Papelaria

“Tem as pessoas que compram papelaria personalizada, e as que ainda não conhecem papelaria personalizada”. Assim Daniel Paciornik, fundador e diretor geral da Evertop definiu uma das grandes tendências do mercado papeleiro atual. Criada em 2014, a empresa é especializada em produtos de papelaria fina para organização e planejamento. E curiosamente, seguiu um caminho inverso: a Evertop começou com vendas diretas para o consumidor final, e só em 2018 passou a trabalhar como atacado, conquistando, desde então, a atenção de diversas lojas físicas e onlines do setor. Esses e outros assuntos foram abordados no Papo de Papelaria desta quinta-feira (15), transmitido ao vivo pelo Youtube da Revista da Papelaria.
Natural de Curitiba, Paciornik é formado em Administração com pós-graduação em Engenharia Financeira pela Escola Politécnica da USP. Antes de se tornar empreendedor, trabalhou em diversas multinacionais, como PwC, Citibank e Itaú. Na entrevista com a editora Rosangela Feitosa, ele contou que a ideia da marca surgiu por parte da sua esposa, que viu nas redes sociais postagens sobre planners. Na época, o item era novidade e estava bombando nos Estados Unidos.
“O Brasil tinha apenas uma empresa com esse tipo de produto. Fizemos o nosso primeiro planner, desenvolvemos miolo, colocamos no Mercado Livre e, de cara, começou a vender. Depois de dois meses, montei um site simples e iniciamos parcerias no Instagram. Na primeira que fizemos, o site caiu de tanto acesso. E aí soube que esse era o caminho. Foi uma surpresa”, detalhou ele. “O planner tem um conceito realmente diferente, é um planejador de vida, e é assim que a gente trata esse produto”, complementou.
Atualmente, a Evertop possui 200 SKUs, após uma reestruturação do empreendimento em meio à pandemia, que diminuiu o número de artigos à venda. Os planners são o carro-chefe, mas há também cadernos organizadores, fichários, bloquinhos, planners de mesa, entre outros. A venda para papelarias acontece, na maior parte dos casos, online, e o pedido mínimo é de R$ 750.
Segundo Paciornik, a entrada no atacado foi tomada devido a uma questão de sazonalidade das vendas online. “Até 2018, que foi quando a gente começou a vender por atacado, a minha estrutura de produção também não era tão eficiente, eu não tinha tanto preço, e focávamos muito no personalizado. Hoje, vejo que tem espaço para tudo”, pontuou. “No e-commerce, a sazonalidade era muito forte. Então, entrar nas papelarias era uma forma de fugir disso. Mas a partir do momento que começamos, percebi que era um caminho sem volta, e espetacular para empresa”.
Em relação à concorrência online, que aumentou na pandemia, Daniel Paciornik acredita que ainda há bastante espaço para todos. “É um mercado a ser muito explorado, tem muita gente que ainda não conhece essa nova área de papelaria. O meu e-commerce sofreu com essa concorrência artesanal nos últimos meses. Mas quanto mais se falar de papelaria melhor, tem espaço para todo mundo. Com o tempo, o mercado vai determinar quem sobrevive ou não. E engana-se quem acredita que a tecnologia disputa espaço com nosso setor. Ela é complementar. Tem muita gente jovem usando e gostando”, afirmou.
Sobre a política de vendas da Evertop, o fundador e diretor geral falou sobre algumas facilidades oferecidas pela empresa. “Nossos incentivos são a disponibilização de material de apoio paras as redes sociais; um contato próximo com os lojistas, me coloco à disposição para conversas e dúvidas; e estamos com um projeto de realizar treinamentos para vendedores das lojas. Como o produto tem muito propósito, se ele ficar jogado na prateleira com todos os outros, o que vai diferenciá-lo é o gosto da pessoa pela capa. Então é importante, principalmente em lojas maiores, que os vendedores saibam que ali dentro tem um conteúdo”, enfatizou Paciornik.
A marca conta, por exemplo, com miolos específicos para algumas áreas, como fitness, finanças e estudos. “Existe uma pesquisa densa para o desenvolvimento desses módulos e, em alguns casos, chamamos especialistas no assunto”, disse o empresário, que prometeu novos lançamentos, como um Planner dos Sonhos, em que é possível anotar e analisar sonhos da noite passada, disponível na próxima semana para as papelarias; e o Caderno Organizador, que vai substituir o caderno pautado normal da Evertop, e conta com folhas de gramatura mais grossa.
E além da dedicação à empresa de papelaria fina, Paciornik passou a oferecer nos últimos meses um serviço online e personalizado de mentoria, para quem está iniciando no e-commerce de papelaria. “É basicamente pegar na mão da pessoa durante seis meses, e dar todo o suporte em termos de informação, caminhos, questões técnicas e genéricas, marketing digital, lojista, sistemas, plataformas, erros e acertos que tive, e por aí em diante. O objetivo é encurtar caminhos para esse empresário e não fazê-lo desperdiçar dinheiro. É uma forma de fomentar o mercado e disseminar o conhecimento”, disse ele. As inscrições podem ser feitas pelo site da Evertop, e é preciso passar por um processo seletivo inicial.
Por fim, o empreendedor salientou a importância das papelarias se movimentarem fora do período do volta às aulas. “Eu entendo de certa forma o receio, mas a área escolar está fadada a diminuir e a papelaria fina aumentar. Minha dica é procurar esses produtos de valor agregado e o cliente vai voltar o ano inteiro, não só para a lista de compras em janeiro e fevereiro. É um trabalho que exige um pouco de paciência, porém traz excelentes resultados”, ponderou.
O Papo de Papelaria é mais uma iniciativa da Revista da Papelaria para aproximar as pessoas que fazem a diferença no desenvolvimento do mercado. As lives de abril acontecem em todas as terças e quintas do mês, a partir das 19h, no canal do YouTube da revista. A cada dia, Rosangela Feitosa receberá um convidado diferente, incluindo empresários do varejo, executivos de grandes marcas e consumidores engajados.
Confira a programação completa do Papo de Papelaria para abril e se inscreva para receber notificações e o link das transmissões em https://info.revistadapapelaria.com.br/papo-de-papelaria.