CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Eventos

O novo jeito de liderar uma empresa

Compartilhe

Executivos trazem ao Brasil diversos tópicos sobre gestão de empresas, apresentados no Retail´s BIG Show, em Nova York, e explicam maneiras de aplicar na realidade do país

A 109ª edição do NRF, National Retail Federation, conhecido como Retail´s BIG Show, o maior evento sobre varejo do mundo, aconteceu em Nova York e recebeu em torno de 3.800 pessoas de 99 países diferentes. Com cerca de 800 expositores, a feira foi realizada entre os dias 11 e 15 de janeiro e trouxe diversas discussões sobre as inovações no mundo dos negócios. Além disso, o evento também mostrou a importância de se discutir tecnologia nos varejos e o futuro do mercado para empreendedores de todos os tamanhos. Entre os assuntos apresentados, é possível destacar os seguintes: redes sociais, tecnologia, inovação, públicos de interesse e essência da empresa.

Segundo a pesquisa Social Media Trends, 25% das empresas brasileiras não analisam nenhuma métrica em sua estratégia. Isso indica que essa mesma quantidade de empreendedores não estuda os seus consumidores, não verifica os resultados de vendas, alcances nem interesses do público. Por isso, um dos tópicos discutidos no evento foi a utilização do Analytics, uma das novas tendências de análise de dados. Com essa ferramenta, é possível averiguar informações sobre o negócio para ponderar diferentes estratégias e aplicá-las de forma mais produtiva e lucrativa, seja na loja física ou on-line.

A tecnologia encontrada nas redes sociais e na internet possibilita um contato direto e amplo da marca com o público-alvo escolhido. Isso é possível graças à viabilização de coleta de informações sobre o consumidor. A partir desse conhecimento, os empresários conseguem planejar sua comunicação de acordo com seus objetivos finais, seja por impulsionamentos, sorteios ou promoções, e de forma que seja adequada à linguagem do consumidor. Em todas as plataformas escolhidas, é possível identificar uma sessão específica de dados, sendo, então, uma oportunidade de crescimento para muitos negócios.

Um outro tópico discutido nas palestras foi a formulação de um propósito da empresa. Isso significa que, para a empresa se desenvolver, é preciso entender o porquê de sua existência e onde quer chegar, ou seja, a missão, visão e valor. A intenção geral da organização precisa atrair pessoas e mostrar um movimento para mudar o mundo. Basicamente, na feira, os executivos foram incentivados a questionar: por que a sua empresa é diferente das outras? Fábio Barreto, CEO da Farm, foi um brasileiro que participou de uma das palestras do Retail´s Big show e exemplificou o caso acima. A loja de roupas carioca apresenta o seguinte propósito: “levar a alma do Rio para o mundo”, atraindo, assim, diversos cariocas e turistas que visitam a cidade.

Por fim, o tópico-base para todos os outros apresentados possui o seguinte tema: pessoas. Para os executivos, é imprescindível ter consciência sobre o impacto de todos os stakeholders (públicos de interesse) de sua organização. Entre eles, a comunicação com os seus colaboradores (público interno) dever ser planejada antes da preocupação com os consumidores, distribuidores, mídias e governo (exemplos de públicos de interesse externos).

Segundo José Guimarães, CEO do Grupo Novo Mundo, essa seria a maior dica que daria aos outros executivos e fundadores de empresas que não puderam estar presentes no evento. Os colaboradores precisam se sentir incentivados, bem-liderados e valorizados, para que suas funções sejam exercidas com excelência. Ao mostrar que o espaço em que trabalham está aberto para sugestões e ideias, se sentirão necessários e participativos no crescimento empresa. Dessa forma, e por meio de ações diferentes que possam envolver todos os stakeholders, a empresa começa a apresentar uma grande força de marca e confiança ao cliente.  

As discussões sobre gestão no Retail´s BIG Show em Nova York continuam em pauta por todo o mundo. Aqui no Brasil, o Retail Trends Pós NRF é um evento que já aconteceu em São Paulo, no dia 06/02, e passará por outras cidades: 18/02 – Curitiba; 05/03 – Rio de Janeiro; 11/03 – Recife; 18/03 – Porto Alegre; 24/03 – Salvador; 02/04 – Belo Horizonte e 07/04 – Florianópolis, para debater como aplicar tudo o que foi dito na feira dos Estados Unidos na realidade brasileira. Para mais informações, acesse: http://www.retailtrends.com.br/.