CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Escolar

Os melhores companheiros em qualquer momento

Compartilhe

No momento em que as marcas renovam suas coleções, produto se mostra consolidado além do uso escolar

Os cadernos sempre fizeram parte da vida das pessoas. Eles estão presentes desde os primeiros passos escolares, no começo da escrita e alfabetização, até o dia a dia no trabalho, passando por todas as fases da vida e possibilitando que as informações fiquem organizadas e categorizadas. O produto e suas variantes – que, por muitas vezes, acabam sendo inferiorizados por conta do mundo tecnológico – têm uma legião de fãs que aguardam ansiosos as coleções anuais de cadernos.

Universitário ou não, capa dura ou flexível, com ou sem espiral, não importa o modelo. A praticidade de sempre ter um caderno por perto continua sendo eficiente e funcional nos dias de hoje. Amauri Cesar, um dos diretores das principais empresas de segurança eletrônica da Baixada Santista, diz que, apesar de utilizar algumas tecnologias em seu dia a dia, como aplicativos de lembretes, não abre mão de seu caderno para registro de informações.

 “Quando era mais novo, aprendi que grandes ideias precisam ser anotadas em cadernos, à mão. A probabilidade de elas se perderem em papéis aleatórios ou até mesmo em blocos de notas do computador e dos celulares é muito grande”, reflete Amauri. Mostrando seu caderno de anotações utilizado quase pela metade, o diretor comenta que o item é bastante útil. “Anoto ideias, pautas de reunião, muitas coisas. Costumo usar um por ano, para conseguir guardar e etiquetar da melhor maneira. Não significa que eu utilize todas as folhas, mas, quando preciso lembrar de algo interessante, alguma ideia que não era o momento de realizar, vou até eles sem problema algum”, reitera.

Karoline Oliveira, diretora de marketing de uma loja de roupas, diz que, apesar da rotina atribulada durante a semana, não consegue ficar longe de seus cadernos. “Utilizo cadernos para tudo. Por exemplo, eu tenho um caderno de anotações somente com conversas telefônicas; outro, com ideias de campanhas de marketing. Tentei me adequar a aplicativos, mas percebi que as ideias estavam se perdendo. Então, no caderno, sinto que eu funciono melhor”, afirma Karoline, que confessou comprar cadernos assiduamente.

 Mesmo com o avanço da tecnologia, o caderno não deixa de participar da rotina das pessoas. Para os estudos ou para colocar ideias em dia, o uso do bom e velho “armazenador de informações” é uma prova de que nem toda a tecnologia existente é capaz de competir com a mágica de um papel e uma caneta em mãos.

A indústria do setor desenvolveu coleções a partir de pesquisas de tendência dos hábitos de consumo e, para serem ainda mais assertivos no giro do produto nas papelarias, investiram em personagens de forte aceitação do público. Confira os destaques:

MUNDO GEEK E CINEMA NAS CAPAS

Para a nova coleção, a São Domingos aposta nos sucessos das telonas para as capas dos seus cadernos. Para aqueles que são fãs do mundo geek, o lançamento Marvel Now conta com personagens como Hulk, Capitão América, Dr. Estranho e Venom em cadernos universitários com plastificação fosca e em verniz. Além disso, pensando em um estilo vintage e no lançamento do filme que estreia em setembro, a marca traz o brinquedo Playmobil para ilustrar seus cadernos, que conta com cartela de adesivos e opções em espiral e costurados.

LICENCIADOS E PADRONAGENS PRÓPRIAS

Com uma linha diversificada, a Tilibra apresenta diversas opções de estampas e grandes apostas e sucessos dos cinemas. Para os Disneymaníacos, a marca traz capas de Aladdin, Disney Bia e O Rei Leão. Já para os fãs de Marvel, Homem-Aranha, Vingadores e Capitã Marvel marcam presença na lista de lançamentos. Para as marcas próprias, há novidades como a linha Happy, inspirada em tons pastel, traz delicadeza para os cadernos colegiais, e a Cambridge Shine, com frases inspiradoras e que pode ser usado tanto no colégio como no trabalho.

EXPANDINDO O MIX

A Waleu está complementando seu mix escolar com cadernos. Nessa área, a empresa oferece os modelos na linha Kiut, com destaque para o luxo, a excelente qualidade de seus produtos e a sofisticação de suas estampas. A linha ainda conta com cadernos em tamanho mini e scrapbooks. A utilização vai de acordo com a imaginação do usuário, pois serve tanto para finalidades acadêmicas e profissionais como para um diário ou livro de receitas. A linha Kiut, voltada para consumidores modernos, está preparada para qualquer fase da vida.

SOLUÇÕES PARA O DIA A DIA

Para a nova coleção, a Cadersil investe em produtos que fogem da sazonalidade e são vistos como itens do dia a dia. A novidade para o público infantil é a linha do Sítio do Picapau Amarelo. Para o público feminino, a atenção vai para o lançamento de cadernos em estilo colegial com estampas nas linhas Tropical Leaves e Double Infinity. Sem se esquecer do público que procura por produtos Office, a marca lança a linha Classic, que aposta em cadernos com estilo planner, calendário para três anos, planejamento mensal e folhas quadriculadas e pautadas.

EXCELÊNCIA NOS ACABAMENTOS

Nesta temporada, a Redoma abriu mão de licenciamentos e desenvolveu cadernos no tamanho grande e mini com acabamentos, texturas e padronagens que prometem cair no gosto de um público bastante eclético. Sejam os descolados ou os mais sóbrios conseguem se identificar com a coleção.

SUCESSOS DE BILHETERIA

Antenada no mercado, a Jandaia traz novidades para a nova coleção, com a presença de franquias conhecidas como Frozen II, Star Wars IX, Harry Potter e outras. Além disso, investe em marcas próprias como La Creme, para o público jovem feminino, e Yale, para o masculino. O legal também são os produtos da Turma do Seninha, que tem parte das vendas direcionada para o Instituto Ayrton Senna, promotor da educação no Brasil.

BICHINHOS FOTOS E… CATCÓRNIO!

Na linha própria, a DAC mostra criatividade nas estampas da coleção Trendy, com padronagens de panda, preguiça, lhama e flamingo. A novidade principal é o caderno ¼ da linha Enjoy, nas cores rosa e azul bebê, ideal para anotar o conteúdo das aulas sem ficar desconfortável e pesado na bolsa. Com a proposta de sempre atingir os consumidores de todos os gêneros e idades, a marca conta ainda com outras coleções de linha própria, como a Love, com estampas fofas do Catcórnio, a Lume, para quem é apaixonado por viagens e a Masculina, com duas novas estampas.

Tags:

Você pode gostar também