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A 33ª feira Escolar Office Brasil, por meio do depoimento de executivos das empresas expositoras, teve resultado bastante positivo, atribuído, principalmente, à boa qualidade do público e ao ambiente, que evidencia oportunidade de negócios e relacionamento profissional. Em relação aos expositores, ficou evidente que estão atentos ao que está acontecendo: a próxima temporada escolar terá oferta de produtos alinhada com as tendências.  A força e a vibração das cores neon dividem espaço com a serenidade dos tons pastel. A papelaria autoral vem ganhando cada vez mais força, e os produtos personalizáveis estão com tudo. Confira nossos destaques.

Libreria

A Libreria registrou aumento das vendas durante a feira em relação ao ano anterior. A empresa apresentou com grande novidade os globos em braile, que suprem uma grande carência no mercado. Na versão em inglês e português, eles já são muito procurados pelas escolas bilíngues. Há ainda globos coloridos e tipo luminária para gifts.

Plavitec

Desde abril, a Plavitec comemora o início da comercialização exclusiva da marca Con-Tact no Brasil. A feira Escolar foi o primeiro momento de apresentar a novidade diretamente ao mercado. A empresa também apresentou mais de 20 novas estampas: temas infantis e cor neon. A Plavitec também oferece azulejos decorativos em blisters com 18 unidades.

Leonora

Após 35 anos de mercado, 2019 foi o ano da estreia da Leonora na Escolar. “Está sendo surpreendente. Pensávamos que íamos apenas mostrar a marca, não acreditávamos que iríamos gerar tantos negócios”, avaliou Silvia Cocolbo, gerente de marketing. A empresa, que já tem vasta linha de produtos nas áreas escolar e escritório, usou a oportunidade da feira para apresentar os itens para artesanato. Segundo Silvia, os clientes também se surpreenderam com a variedade do mix e com a acessibilidade do pedido mínimo até para o pequeno varejista.

DAC

#VocêUsa foi a inspiração da DAC para a participação na feira deste ano. Em um estande de destaque, a marca mostrou que está alinhada com a tendência neon exibindo vários itens característicos. “Inicialmente, o uso dessa hashtag começou com nossa convenção de vendas. Foi a maneira que encontramos de reunir as diversas divulgações que tínhamos em redes sociais. Ela evoluiu e está servindo também para representar toda a nossa proposta. É uma compilação do que fazemos e somos: criativos, digitais e inovadores”, explica Natalia Ibeli, do marketing da empresa. A grande movimentação no estande mostrou que os varejistas buscam oferecer esses atributos em suas lojas. A aposta da DAC para esta temporada foi simples no conceito e complexa na realização. Referência em envelopes plásticos, a empresa se questionou sobre a ausência de envelope colorido no mercado, e decidiu fazê-lo.  A decisão foi a parte simples; o desafio ficou por conta da viabilidade da produção com a qualidade desejada. O resultado? “Deu muito certo! No segundo dia de feira, já tínhamos atingido nossa meta”, comemorou Natalia. A DAC também levou à Escolar uma linha holográfica de estojos, com texturas no estilo sereia, e sua tradicional linha de licenciados, como Disney, Harry Potter, Capricho, Slime e Anittinha.

Imex Brasil

A Imex Brasil tem um amplo portfólio de produtos. Para a feira, a empresa levou as canetasPaper Mate, os marcadores Sharpie, os rotuladores Dymo, os grampeadores Paper Pro e os arquivos de segurança Vaultz. Com toda a sua variedade de cores, a Kilométrica é o carro-chefe da linha Paper Mate, mas, na feira, o destaque foi a Flair (antiga Futura). Ela tem ponta de feltro, é hidrográfica e, apesar de não ser uma brush pen, está sendo muito procurada para o fake lettering, por ter modelos com ponta ultrafina e fina. Para a próxima temporada, a empresa voltará a oferecer o display dos marcadores Sharpie com 24 cores, até então com comercialização suspensa no Brasil. O uso dos marcadores permanece em alta. “A galera rabisca e desenha tudo quanto é coisa que vê pela frente: tênis, caneca, mochila, bola, skate. Muita gente usa para fazer tatuagem. Os tatuadores usam free hand para desenharem direto no corpo da pessoa com Sharpie. Quando a gente começou a trabalhar com as redes sociais de Sharpie, percebemos como o mercado é grande. Por conta disso, descobrimos também que a Sharpie é a caneta indicada para o cirurgião fazer as marcações nos pacientes antes da cirurgia. Vários cirurgiões exigem a Sharpie por não ser tóxica e ter esses atributos de usabilidade”, detalhou Alana Milbers, do marketing da empresa. A aproximação da feira com o público de personal organizers possibilitou o contato direto da marca com esse consumidor e a descoberta de toda a dimensão de uso dos produtos Dymo. A novidade da empresa é o modelo Color Pop, um rotulador colorido que tem fitas coloridas com glitter e que também imprime emojis e diversos símbolos para a galera personalizar quartos de bebê, fazer bullet jornal, entre outros.

Staedtler

A feira Escolar deste ano foi palco também do retorno da Staedtler ao Brasil de modo independente. Nos últimos anos, a marca estava sendo comercializada no país por intermédio de distribuidores locais. Os planos da empresa alemã é transformar o Brasil num hub de negócios para toda a América Latina. A Staedtler construiu, no decorrer dos anos, forte presença no segmento de desenho técnico.  À essa referência, a empresa pretende associar um mix de produtos que já existe na Alemanha há bastante tempo: as linhas escolar, artística e criativa. Com isso, junto aos compassos e gabaritos, o consumidor brasileiro terá acesso a uma diversificada gama de lápis, lápis de cor, aquareláveis, marcadores, entre outros produtos.

Yin’s Brasil

Com 26 anos de mercado e forte atuação no segmento de bolsas e malas, a Yin’s Brasil estreou na Escolar para mostrar sua recém-criada coleção de mochilas escolares. A empresa está oferecendo uma linha infantil de 2 a 8 anos, uma juvenil e outra a partir de 16 anos. As coleções são completas, com mochilas, lancheiras, estojos, bolsas tiracolo e sacolas. “Queremos atender os mais diversos públicos e as diferentes etapas do ambiente escolar. Temos a linha casual, com mochilas mais práticas para o dia a dia, com compartimento externo, estampas variadas e um preço bem acessível, que o pessoal gosta bastante. Há também a linha juvenil mais reforçada, com mais compartimentos, bolsos laterais, efeitos diferenciados, como paetê, algumas com detalhes bordados na frente”, explica Deborah Viana, do marketing da empresa. Segundo a profissional, a Yin’s começa a planejar uma coleção com cerca de antecedência e a Escolar é o momento mais adequando para apresentá-la aos varejistas do segmento de papelaria.

Tilibra

O estande da Tilibra, com todas as mesas de negociação sempre cheias, demostrou a sintonia da marca com os empresários de papelaria. Cada vez mais, a empresa oferece itens de todas as áreas da papelaria – do escritório ao escolar, passando pelo artístico – e aproveitou a feira Escolar 2019 para apresentar a vasta linha. Os destaques ficaram para a diversificada linha de mochilas e de cadernos. O tradicional produto da empresa foi apresentado em centenas de modelos diferentes e linhas específicas para os públicos infantil, jovem  e adulto. Em cada faixa etária, o design e as licenças direcionam o produto para as preferências de consumo: games, séries, super-heróis, princesas, sobriedade, moda, estilo descolado etc.

MP Papeleiras

A praticidade do expositor de corte TNT para 48 cores foi o grande destaque da MP Papeleiras. Tradicionalmente, a empresa de mobiliário de loja participa da Escolar e se tornou referência na montagem de lojas do segmento papeleiro. Tanto que é dela todo o mobiliário usado na Papelaria e Livraria Conceito, loja modelo que fica em exposição durante a feira para que os visitantes se inspirem com as soluções de exposição de produtos.

Polibras

Para a Polibras a participação na feira foi extremamente positiva, superando os negócios realizados na última edição. Segundo a empresa, a estratégia de divulgação realizada foi o grande ponto positivo da organização. A linha de organizadores, fichários e pastas foi apresentada tanto em suas versões tradicionais como nas cores em tom pastel, que continuam com grande procura. A empresa está desenvolvendo uma comunicação para os lojistas via rede social com conteúdo explicativo específico.

Dello

A equipe da Dello ficou muito satisfeita com a participação na feira Escolar. Para a empresa, esse é um momento de encontrar os clientes, ouvir feedbacks e fazer negócios. E, nesses quesitos, as expectativas foram superadas. A empresa, que tem investido numa comunicação de experiência, divulgando seus produtos em ambientes onde são usados, levou essa linguagem para seu estande. Ela simulou uma papelaria, onde estavam ambientadas várias soluções não só para expor produtos, mas para explorar todo o potencial de envolvimento que eles oferecem. A Dello apresentou três grandes novidades. Na linha Kids, as maletas e pastas aba elástico ganharam as estampas Mundo da Lua e Doces Felinos. A comemorada linha Stone, com padronagens marmorizadas, foi apresentada com cinco produtos diferentes: porta-documentos, fichários, pasta sanfonada, pasta AL e pasta aba elástico. A surpresa ficou por conta da inovadora linha Secrets, onde as caixas, estojos e pastas têm brilho, são metalizados e trazem leves fragrâncias.

Cícero Papelaria

A Cícero Papelaria participou pela segunda vez da Escolar. “A feira foi um sucesso, com um público muito interessado em toda a inovação que a marca representa”, avaliou Mariana Falbo, do marketing. A empresa apresentou o Caderno Criativo Argolado em tamanho menor e com diversos tipos de miolo e variada linha com estampas exclusivas e capas de artistas brasileiros.

Estúdio Papel

Estreante na feira, a Estúdio Papel apresentou sua vasta linha de papelaria fina. O designer e estampas desenvolvidos pela marca valorizam uma paleta de cor exclusiva, flores, cidades e o melhor estilo good vibes. As novidades ficaram por conta do Livro do Bebê e da agenda de bolsa.

Logitech

A Logitech resolveu participar da feira para mostrar ao varejo de papelaria que atuar no mercado de tecnologia é acessível e extremamente rentável. O portfólio que a empresa apresentou tem mouses, teclados, headsets e outros acessórios presentes em todas as casas e escritórios. O crescimento do mercado de games é visto pela empresa como grande oportunidade também para as papelarias.

Rendicolla

Para a Rendicolla, a Escolar foi surpreendente, com visitação intensa. A empresa aproveitou o evento para apresentar lançamentos como a Cola Slime Branca e Transparente 500 g e 1.000 g e as pistolas aplicadoras rosa e violeta. A marca está focada no desenvolvimento de constante inovação e, para ela, a feira é uma ótima oportunidade de estreitar o relacionamento com os revendedores.

Waleu

Outra empresa que avaliou como excelente a participação na Escolar foi a Waleu. Além de muito lançamentos, ela ofereceu condições especiais para os lojistas visitantes. A marca também participou da Rodada de Negócios, promovida pela Francal, e pôde se apresentar para novos clientes e fechar importantes negócios. “Investimos na capacitação do nosso pessoal interno, realizamos uma convenção de vendas para preparar nossa equipe de representantes comerciais por meio de treinamentos, dinâmicas, apresentação de produtos e das políticas comerciais”, explica Kleliane Nascimento, do marketing da empresa, sobre a preparação para a feira. Sobre os lançamentos, os destaques foram o desenho exclusivo da caixa de correspondência empilhável e o organizador com divisórias, além de seus acessórios em tom pastel.

Isoflex

A participação da Isoflex na Escolar é parte da estratégia da empresa para expandir sua participação no varejo de papelaria. O destaque no estande da marca ficou por conta do Flip Chart portátil, um quadro portátil flexível que pode ser carregado numa bolsa executiva e fixado por meio de ventosas. A urna em ABS desmontável chamou atenção por sua alta resistência.

New Pen

Para a New Pen, a feira é uma oportunidade de estreitar o relacionamento com os clientes. A empresa segue com a estratégia de parceria entre influenciadores digitais e a linha de brush pens.

Caderno Inteligente

A empresa Caderno Inteligente ampliou o número de varejistas atendidos durante a feira Escolar. O carro-chefe da empresa é o caderno com sistema integrado pelo qual é possível tirar e colocar folhas, estojos e outros acessórios. A novidade ficou por conta do modelo arco-íris pastel. A tendência holográfica e glitter estão presentes no portfólio da empresa, que está bastante antenada com a estética da moda para aplicá-la em seus produtos.

Redoma

Quase dez anos depois da última participação, a Redoma voltou à Escolar e superou as expectativas. “A feira abriu muitas portas para novos negócios. As expectativas são ótimas, com a maior confiança do empreendedor e a ampliação do nosso portfólio de produtos”, analisou Eduardo XX, do marketing da empresa. Além da linha de planners e bullet jornal, a empresa também lançou o portal B2B, onde o lojista pode fazer o pedido online e ter acesso a todos os produtos e coleções. Futuramente, eles pretendem disponibilizar uma área de avaliação para ver o que deu certo nas vendas, o que não deu tanto retorno e também uma função em que o lojista poderá avaliar o produto antes mesmo de ser lançado.

Uatt?

A Uatt? levou para a Escolar 2019 o conceito “A Uatt? é pop”, que, segundo a empresa, quer dizer que é popular, democrática e feita para todas as pessoas. Entre os vários produtos da linha de presentes criativos e papelaria fofa, a empresa apresentou novas temáticas, como Colorir (linha com temática de arco-íris e que abusa das candy colors) e Diversauro (perfeita para a garotada, divertida e com elementos incríveis), além de reforçar com lançamentos e estampas as temáticas de sucesso já comprovado, como Gatinha e Cor de Rosa. 

SPL Artigos Religiosos

A SPL Artigos Religiosos estreou tanto na feira como no segmento de papelaria. O resultado foi bastante positivo. Ela conseguiu ampliar a equipe comercial e aumentou as vendas em 30% no período. “Só o fato de irmos a essa feira já é uma novidade, porque nós somos de um segmento diferente. Atuamos com artigos religiosos e, a princípio, isso não tem muito a ver com papelaria. Mas como nós sentimos que estávamos vendendo bem em algumas papelarias do nosso estado, ficamos animados”, avaliou Silvio Pires, diretor da empresa do Paraná. Ele ressalta que os itens do segmento religioso giram o ano todo.

Ótima

A Ótima levou combos de produtos para a Escolar. Foram cerca de 300 itens divididos entre cinco linhas por um preço bem abaixo do praticado se comprado individualmente. O resultado foi muito positivo, com a empresa registrando vendas em todos os quatro dias de feira. O destaque ficou com a linha La Bella, composta por mais de 50 itens diferentes mesclados entre duas estampas, que garantiu presença em 95% dos pedidos feitos durante o evento.

Alaplast

A diversificada linha de caixas e pastas da Alaplast foi mostrada em seu estande. O destaque da linha Multionda foi as cores em tom pastel.