CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Estratégia

Vitrine + renovação do mix = oportunidades de datas comemorativas

Compartilhe

Varejo é novidade e boas experiências. Sem esquecer uma boa dose de criatividade dos profissionais do setor em manter o interesse dos clientes pela loja em alta. As datas comemorativas sempre representam uma ajuda nesse quesito. “Vestir” a loja com o tema da data é garantia de sucesso, mas deve-se respeitar a afinidade do público com as datas. A Revista da Papelaria registrou a experiência de dois empresários com as próximas datas promocionais importantes para o varejo de papelaria: Dia das Mães e Dia dos Namorados. Confira a seguir e inspire-se.

Alexandre Caiado vai investir em
presentes finos para o Dia das Mães.

Saindo do lugar-comum

O dono da Boutique do Papel, localizada no Rio de Janeiro/RJ, Alexandre Caiado, ano após ano repete a fórmula vencedora para atrair os filhos mais dedicados a demostrar o afeto pela mãe em sua data especial: vitrine bem arrumada e produtos diferenciados. “Destacamos a nossa vitrine com presentes e cores que evidencie a temática mais feminina. A nossa entrada é arrumada valorizando exatamente os gifts”, ressalta.

O empresário explica que o mix trabalhado para essa data normalmente é composto por canecas e garrafinhas térmicas. No entanto, ele busca fugir desse lugar-comum. “Vamos oferecer itens que agreguem mais valor ao nosso tíquete médio. A ideia para este ano é introduzir produtos de decoração e outros mais finos, como porta-joias”, revela Caiado.

Ele também pretende investir na nova “modinha” que deve suceder os já badalados unicórnios. Agora é a vez das lhamas! Sim, as pesquisas do mundo fashion indicam que os mamíferos ruminantes do território andino vão estar por toda parte – inclusive em gifts e peças de papelaria. “Esse novo tema, que substituirá os unicórnios, é uma novidade para o ano e todos devem ficar atentos em incorporar estampas de lhamas. Essas ilustrações funcionam mais em produtos adultos, diferentemente do unicórnio, que atraía mais o público infantil”, defende.

Explorar o potencial de negócios de uma data comemorativa vai além do mix de produtos. Alexandre Caiado lembra da importância de se investir também na preparação da equipe. “Ensino sobre os produtos, a montar embalagens e a fazer cestinhas especiais com várias lembrancinhas “, explica o empresário, que também investe em divulgação nas redes sociais.

Vitrine como cenário de selfies

O Hugo Moraes, dono da Art Nit Papelaria, de Niterói/RJ, já está preparado para o tão esperado Dia dos Namorados, pois um dos diferenciais da sua loja é o planejamento. Como um bom lojista, o empresário busca muito além de produtos diversificados e inovadores, já que boa parte de sua preocupação se concentra em uma loja atrativa, com uma arrumação tão apaixonante quanto a data e uma vitrine de arrancar suspiros até de quem não comemora esse dia especial.

“O que sempre fazemos, e pretendemos dar continuidade este ano, é buscar o mais exclusivo, seja em produtos ou na decoração. No ano passado, enfeitamos a loja com balões de gás hélio vermelhos em formato de coração. Este ano, também queremos colocar um sofá, fazer uma arrumação diferente, mas ainda vamos definir. Outro detalhe que sempre procuramos incorporar é colocar objetos chamativos na vitrine, pois isso atrai quem passa em frente. Nossa decoração faz tanto sucesso que tem gente que faz até selfie do lado de fora”, conta.

A decoração da loja e da vitrine é tão importante para a Art Nit Papelaria que a rede não investe apenas nas datas comemorativas. Segundo o dono, eles possuem uma equipe fixa de decoradores que pensam e repensam a parte estética com frequência. De 15 em 15 dias é possível encontrar uma inspiração diferente de vitrine na papelaria do Hugo. Além de estar sempre inovando, a equipe se preocupa em decorar de formas diferentes as três lojas da rede, mesmo que sigam a mesma linha de decoração.

“Procuramos sempre agregar valor em produtos e arrumação no sentido deste universo do amor, homenageando a data. Porém, quanto à vitrine, não colocamos nada de muito específico para eleger um produto, pois é uma data menos restrita do que outras. No Dia dos Namorados, os clientes são livres para presentear com o que quiserem, o que é bacana, pois fica um mix muito legal”, explica.

Com relação a produtos, Hugo já adiantou no que ele está de olho para este ano. Além do clichê ursinho de pelúcia, que não pode faltar, ele pretende incorporar ao seu estoque quadrinhos de parede, rádio vintage, porta-joias fino, artigos de decoração, além de uma linha de paixão. Outro diferencial de sua loja é a integração de produtos que estão em alta, tanto nacionais quanto importados, para agradar a todos os gostos e estilos de namorados.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *